Estado de SP entrega mais duas balsas para a travessia entre Santos e Guarujá

Agora, nove embarcações entram em operação. Expectativa é de que tempo de espera fique mais reduzido

Por: Daniel Gois  -  23/12/21  -  14:01
O Estado e o Departamento Hidroviário esperam um aumento no fluxo de veículos e pedestres a partir do Natal
O Estado e o Departamento Hidroviário esperam um aumento no fluxo de veículos e pedestres a partir do Natal   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O Governo de São Paulo entregou, nesta quinta-feira (23), mais duas balsas para operarem na travessia entre Santos e Guarujá. Com o acréscimo, serão nove embarcações durante a Operação Verão. A expectativa do Estado é reduzir o tempo de espera, ficando no máximo em 15 minutos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Uma das embarcações entregues foi a FB-24, batizada como Engenheiro Claudio Leite. Trata-se de uma homenagem ao ex-gerente de operações do Departamento Hidroviário, que morreu em 2020, vítima da covid-19.


A embarcação FB-24 tem capacidade para cerca de 60 veículos e 248 pedestres. A mesma foi danificada em junho, quando um navio atingiu um atracadouro no lado de Guarujá.


A outra balsa entregue, nomeada como Bacharel, será focada em bicicletas. Posteriormente, ela será transferida para a travessia entre Guarujá e Bertioga, sendo que uma outra embarcação maior deve vir para a travessia entre Santos e Guarujá. Ainda não há previsão de quando isso deve ocorrer. O Estado aguarda condições de navegação mais favoráveis.


"Temos uma expectativa que diminua o tempo de travessia e melhore a performance. Estamos entregando duas balsas aqui, tem mais duas em São Sebastião e Ilhabela e mais duas no sistema de Cananéia. Vamos estar operando com todas as embarcações e aumentando a capacidade do sistema para diminuir os tempos de travessia", disse o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, ao entregar as embarcações.


O Estado e o Departamento Hidroviário esperam um aumento no fluxo de veículos e pedestres a partir do Natal, permanecendo até o fim da Operação Verão. A expectativa é de que o acréscimo das duas balsas reduza o tempo de espera em ambas as cidades.


"A expectativa é de um aumento significativo do volume de veículos e pedestres, em virtude da Operação Verão. Creio que, com a vacinação, as pessoas que permaneceram praticamente dois anos em suas casas, venham ao litoral, passar as festas e férias", declarou o diretor-geral do Departamento Hidroviário, José Reis


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter