IPVA 2022 deve ficar 22,5% mais caro pela valorização dos carros; veja valores

Estado oferece desconto e parcelamento em até 5 vezes; confira os prazos

Por: ATribuna.com.br  -  21/12/21  -  21:02
Atualizado em 22/12/21 - 10:43
No acumulado desde o início do ano, as vendas chegaram a 1,577 milhão de veículos no mês passado
No acumulado desde o início do ano, as vendas chegaram a 1,577 milhão de veículos no mês passado   Foto: Matheus Tagé/AT

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022 terá desconto de 9% para donos de automóveis usados que pagarem antecipadamente, em cota única, em janeiro. Outra opção é parcelar em até cinco vezes com 5% de redução do tributo – antes o limite era três vezes. A medida, segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado, tem como objetivo “amenizar os efeitos negativos da pandemia e da desorganização econômica do País”.


Apesar do maior percentual de desconto – no ano passado era de 3% -, o imposto deve ficar até 22,5% mais caro por conta do aumento do valor dos automóveis de acordo com a tabela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O estado divulgou a tabela de valor venal dos carros nesta quarta-feira. Ela é a base de cálculo do imposto.

FAÇA A PESQUISA E CONFIRA O VALOR VENAL ATUALIZADO DE SEU VEÍCULO


Além dos 9% de redução no IPVA-2022 para quem pagar a cota única em janeiro, o Estado também vai oferecer 5% para quem quitar o tributo integralmente em fevereiro. O mesmo desconto será aplicado para quem optar pelo parcelamento. Já aos donos de veículos 0 km, o benefício continua em 3% para pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal.


  Foto: Governo de São Paulo

Alta nos valores

De acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento, os valores venais dos veículos caem de um ano para outro, e, consequentemente, o mesmo ocorre com o IPVA. A pasta ressalta, porém, que, com a inflação e o câmbio em alta no País, além da falta de componentes eletrônicos, houve um aumento fora do comum no preço dos veículos novos e até a falta de alguns modelos, o que gerou maior procura por veículos usados, que ficaram mais caros.


“É um dos reflexos da pandemia. Por isso, o Governo de São Paulo ampliou o número de parcelas de pagamento, de três para cinco, e concedeu um desconto maior. É a forma de atenuar a situação”, explica o secretário da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles.


  Foto: Governo de São Paulo

Frota total

A frota total no Estado de São Paulo é de aproximadamente 26 milhões de veículos. Desses, 17,8 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA e 7,5 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.


Cerca de 612 mil veículos são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento (como taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos). A Sefaz-SP estima que a arrecadação com o imposto atinja R$ 21,8 bilhões em 2022.


Alíquotas

As alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados permanecem as mesmas: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; além de 1,5% para caminhões.


Em relação a alíquota para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo, esta será reduzida de 4% para 1%, conforme projeto aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).



Faça a pesquisa e confira o valor venal atualizado de seu veículoFaça a pesquisa e confira o valor venal atualizado de seu veículo


FAÇA A PESQUISA E CONFIRA QUANTO TERÁ QUE PAGAR NO PRÓXIMO ANO


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter