Especialista explica os erros mais comuns na hora de se candidatar aos PATs da Baixada Santista

Uma das áreas que mais busca candidatos é a Construção Civil, segundo levantamento

Por: Carolina Faccioli  -  08/08/22  -  09:51
Atualizado em 08/08/22 - 10:10
Respostas nas entrevistas podem ser decisivas para aprovação do candidato.
Respostas nas entrevistas podem ser decisivas para aprovação do candidato.   Foto: Reprodução/Pixabay

Conquistar um emprego está nos sonhos de milhares de desempregados pelo País. Dentre as formas de procurar a tão sonhada vaga, muitos recorrem aos Postos de Atendimento ao Trabalhadores (PATs) de cada município. Porém, nem sempre a vaga é fácil de ser conquistada e os motivos para ter a chance negada podem ser variados.

Em entrevista para A Tribuna, o chefe do Centro Público de Emprego e Trabalho de Santos, Ricardo Serra, explica como se destacar e quais motivos fazem o entrevistador não aprovar um candidato.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Serra afirma que o principal problema costuma ser o comportamento das pessoas. Segundo ele, isso é levado em consideração, pois uma das dificuldades no mercado de trabalho, por exemplo, é a convivência no dia a dia.


Em relação ao comportamento na entrevista, ele explica que é essencial ser pontual e entender que, se a entrevista atrasar, pode não ser uma mera coincidência, e sim, uma forma de avaliar como o entrevistado se comporta diante da situação.


Outra questão é ter atenção na roupa usada para a entrevista. O candidato não deve ir com camisa de time de futebol ou boné, por exemplo. Outra dica é ter atenção ao que se posta nas redes sociais.


O chefe do Centro Público de Santos também ressalta que mentir no currículo e na entrevista nunca é uma opção. "Vai ser descoberto, não tem como. Costumo falar nas palestras que a mentira é o sangue e o entrevistador é o tubarão. Seja honesto, fale que não sabe responder. É melhor do que mentir, enrolar".


Emprego na Baixada Santista


Pela região, os Postos de Atendimento ao Trabalhador reúnem diversas vagas para diferentes funções, que variam de acordo com as demandas toda semana. Em Bertioga, por exemplo, as áreas que costumam abrir mais oportunidades são Construção Civil e Auxiliar de Limpeza.


A não contratação para as vagas na região inclui diversos motivos, como falta de escolaridade, experiência, idade e qualificação específicas para a área de atuação.


Guarujá também afirma que a área que mais disponibiliza vagas é a construção civil e comércio. Santos também aponta mais vagas para a construção civil.

Entretganto, os cargos que tiveram mais oferta de vagas foram atendente de mesa (50) e auxiliar de cozinha (50). Isso porque houve uma seleção para uma grande rede brasileira de restaurantes fast food, que procurou o centro para ajudar a contratar 100 profissionais.


Em Itanhaém, as profissões que mais abrem postos de trabalhos são: setor de serviços, bares, restaurantes e cafeteria.


Já em São Vicente, as áreas que mais costumam contratar na cidade são Construção Civil e o Comércio Varejista. Em Cubatão, a maior demanda está na área Industrial e Civil.


Seguindo pelas cidades da região, em Praia Grande as áreas mais requisitadas são comércio atacadista, comércio varejista, prestação de serviços e construção civil.


Por fim, segundo a coordenadora municipal PAT SINE Peruíbe, Fernanda de Castro Feiler, as áreas que geralmente contam com mais vagas são: comércio, cozinha, venda e balcão.


Confira o endereço dos PATs

Peruíbe: R. Jaçanã, 31 - Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 9h às 16h30.

Itanhaém: Rua dos Fundadores, 565- Belas Artes. O atendimento ocorre das 09h as 16h, de segunda a sexta-feira.

Mongaguá: 3º andar do Espaço Cidadão, na Av. São Paulo, 1.580- Centro. O atendimento ocorre das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Cubatão: Rua Dr. Fernando Costa, 1096 - Vila Couto. O atendimento ocorre das 9 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

São Vicente: Área Insular (AvenidaPresidente Wilson, 1.126 - Itararé) e unidade da Área Continental(Avenida Ulisses Guimarães, 211 - Jardim Rio Branco). O atendimento ocorre das 9h às 17h, de segunda asexta-feira.

Guarujá: Avenida Castelo Branco, 357, Jardim Cunhambebe, em Vicente de Carvalho. Os interessados devem comparecer ao local de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. Aos sábados, o atendimento é realizado das 9h às 12h30.

Santos: Rua João Pessoa, 246 -Poupatempo. O atendimento ocorre das9 h às 17 h eé feito por agendamento.

Praia Grande: Ao lado do Poupatempo, dentro do Litoral Plaza Shopping, na Avenida Ayrton Senna da Silva, 1.511, Bairro Xixová. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Bertioga: Avenida Anchieta, 392, sala 7. No local, o atendimento acontece das 9 às 16 horas.


Logo A Tribuna
Newsletter