Enem: Universidades da Baixada Santista apostam em edições anteriores para atrair novos alunos

Adiamento da edição 2020 do exame faz com que candidatos não possam utilizar nota para ProUni e Fies em janeiro

Por: Daniel Gois  -  12/01/21  -  13:16
CPS destacou que é preciso respeitar o isolamento social como prevenção a Covid-19
CPS destacou que é preciso respeitar o isolamento social como prevenção a Covid-19   Foto: Gastão Guedes/CPS

Sem ter como usar a nota do Enem 2020 para o ProUni e o Fies, os postulantes a uma vaga nas universidades da Baixada Santista terão que recorrer a notas de edições anteriores do exame e vestibulares on-line para iniciar o ensino superior no começo de 2021.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio em 2020, devido a pandemia de Covid-19, impediu que os candidatos usem a nota da prova na primeira fase do ProUni, que tem inscrições entre 12 e 15 de janeiro, e Fies, com inscrições entre 26 e 29 de janeiro. Assim, os estudantes precisarão utilizar notas de participações anteriores se quiserem participar dos programas.


A Universidade Católica de Santos permite o ingresso de novos alunos por meio da nota do Enem, de 2010 a 2019. Os candidatos também podem utilizar o desempenho do ensino médio (algumas escolas conveniadas com a universidade) ou fazer um dos vestibulares on-line, marcados para os dias 16 e 30 de janeiro.


A São Judas - Unimonte segue o mesmo caminho e também permite que o candidato ingresse na faculdade com notas anteriores do Enem. A instituição promove vestibulares on-line, com as próximas datas em 28 e 30 de janeiro, e também presencialmetne agendados. Outra forma de ingresso é pelo histórico escolar.


A UNIBR - Faculdade de São Vicente oferece vestibulares on-line ou presencialmente, assim como a possibildiade de o candidato entrar na instituição com notas de edições anteriores do ENEM e dos programas ProUni e FIES.


A Unoeste, Faculdade de Medicina de Guarujá, declara que realizou processo seletivo em dezembro para ingresso no primeiro semestre de 2021. Também estão abertas inscrições para bolsas por meio do Programa Mais Médicos, destinadas a candidatos de baixa renda de Guarujá e Bertioga.


Através do ProUni, a Medicina Guarujá terá oito bolsas, sendo que os candidatos podem utilizar a nota do Enem 2019, seguindo critérios do Governo Federal. Já os postulantes a vagas pelo Fies podem utilizar notas do Enem a partir de 2010. Para os cursos de graduação EAD, o ingresso pode ser por vestibular on-line ou nota do Enem de anos anteriores.


A Universidade Santa Cecília também adotará as notas do Enem 2019 para a seleção da primeira fase do ProUni 2021, oferecendo bolsas de até 100%. No caso do Fies, o candidato pdoerá utilizar notas de anos anteriores, entre 2010 e 2019. Há ainda a possibildiade de ingressar na faculdade por meio de vestibular digital, presencial, histórico escolar e através da própria nota do Enem de anos anteriores, de forma direta. O próximo vestibular acontece no dia 28 de janeiro.


A ESAMC Santos afirma que os interessados podem ingressar na universidade através de vestibular on-line, ProUni, Fies, Programa Quero Educação e ingresso com a nota do Enem.


Qualquer nota do Enem de 2009 em diante pode ser utilizada para ingresso direto na Universidade Paulista,em Santos, que também faz admissão por meio de vestibular on-line.


Logo A Tribuna