Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

‘Enem da pandemia’ tem o 2° dia de provas

Com a realização contestada e envolto em polêmica, exame ocorre hoje no País

Por: Da Redação  -  24/01/21  -  14:05
Segundo dia de prova terá maratona de revisão pelo MEC
Segundo dia de prova terá maratona de revisão pelo MEC   Foto: Vanessa Rodrigues

Sob protestos, denúncias de descumprimento dos protocolos sanitários e abstenção recorde de mais da metade dos inscritos depois do primeiro dia de aplicação, acontece neste domingo (24) o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos terão que responder questões de Matemática e Ciências da Natureza.


Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação das provas, assim como na semana passada, os portões abrirão mais cedo do que em anos anteriores. O objetivo é evitar aglomerações, já que o exame acontece durante um novo pico da pandemia da covid-19.


Os participantes poderão entrar nos locais de prova a partir das 11h30 e os portões serão fechados às 13 horas. As provas terão início às 13h30 e será obrigatório o uso de máscara durante todo o tempo, sob a pena de eliminação.


É aconselhável que o estudante leve uma máscara reserva para ser trocada, já que o exame terá duração de 5 horas. Medidas sanitárias para evitar contaminação foram prometidas. Álcool em gel, por exemplo, deverá estar disponível em todos os locais de aplicação, além de distanciamento.


Apesar disso, no domingo passado, foram registradas reclamações sobre o distanciamento nas salas e de alunos que foram impedidos de entrar por conta de superlotação dos locais de prova.


A reportagem de A Tribuna, por exemplo, conversou com a mãe de um estudante que relatou um espaçamento muito pequeno entre as mesas dos candidatos em um dos locais de aplicação da prova em Santos.


Na hora H


Diante de tantas dificuldades e pressão, o candidato precisa tentar manter a calma e o foco na hora da prova. Além disso, o professor e coordenador de matemática do sistema COC by Pearson, Luiz Fernando Duarte, orienta que o estudante comece a prova pelas questões com as quais tem mais afinidade.


“Deve começar pela situação em que se sente mais forte, com o que tiver mais facilidade, para começar com mais confiança. Deve ser aí o ponto de partida”, diz.


Segundo Duarte, um tempo médio para a resolução das questões é de três minutos para cada. Uma técnica recomendada é que os candidatos leiam com atenção os enunciados, que grifem as partes mais importantes, que podem ajudar na resolução.


Reaplicação


Candidatos que foram barrados no primeiro dia de Enem 2020 devem comparecer ao local de prova no segundo dia de aplicação. A partir de segunda-feira (25), eles devem pedir a reaplicação da prova que perderam na página do Participante - clique aqui para acessar.


Atenção


Abertura dos portões: 11h30


Fechamento dos portões: 13h


Início das provas:13h30


Término das provas 2° dia: 18h30


Logo A Tribuna