Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Enem começa neste domingo e 33,4 mil devem fazer a prova na Baixada Santista

Exame acontece em meio à segunda onda da pandemia da Covid-19 no Brasil

Por: Da Redação  -  17/01/21  -  09:20
  Foto: Carlos Nogueira/AT

Em meioàsegunda onda dapandemia da Covid-19 no Brasile sob pedido de um novo adiamento, acontece neste e no próximo domingo o Exame Nacional do Ensino Médio(Enem).Na Baixada Santista,são 33.422 candidatos aptos a realizarem a prova que exigirá medidas de proteção contra o novocoronavírus.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Neste domingo (17), os candidatos realizam as provas deLinguagens, Ciências Humanas etambém a Redação.Segundo oInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação das provas,os portõesabrirãomais cedo do que em anos anteriores. O objetivo éevitar aglomerações.


Os participantespoderão entrarnos locais de prova a partirdas 11h30e os portões serão fechados às 13 horas. As provas terão início às13h30e será obrigatório o uso de máscaradurante todo o tempo, sob a pena de eliminação.Éaconselhável que o estudanteleve umamáscarareserva para sertrocada já que, neste primeiro dia, o exame terá duração de 5h30.


Segundo o Inep,também foram estabelecidas regras específicas para reduzir aglomerações nos locais de prova, durante a aplicação. Os protocolos relacionados àcovid-19 foram definidos em conjuntocomas empresas contratadas para a aplicação do exame, com base nas principais diretrizes do Ministério da Saúde. Álcool em gel, por exemplo, deveráestar disponível em todos os locais de aplicação.


Quem for diagnosticado com covid-19, ou apresentar sintomas desta ou de outras doenças infectocontagiosas até a data do exame, não deverá comparecer ao local de prova e sim entrar em contato com o Inep pelaPágina do Participante, ou pelo telefone 0800-616161, e terá direito a fazer a prova na data de reaplicação do Enem, nos dias23 e 24 de fevereiro.


As pessoas consideradas de grupos de risco (idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias ou que afetam a imunidade), identificadas com base nas inscrições, terão atendimento diferenciado. Elas farão asprovas emsalascomaté 25% da capacidade máxima. Além da redução de pessoas por ambiente, uma sala de até 12 pessoas será destinada aos participantes que, segundo critérios do Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), são mais vulneráveis.


O que levar?
Para participar do Enem é obrigatório levar documento oficial de identificação com foto, caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, além de máscara de proteção facial. Sem esses itens não será possível fazer a prova.


Confira os horários de aplicação doEnem2020:


Abertura dosportões :11h30


Fechamento dosportões:13h


Início das provas:13h30


Término das provas 1º dia:19h


Término das provas 2º dia:18h30


Logo A Tribuna