Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Em meio a feriados, Baixada Santista regride à fase laranja nesta segunda-feira

O Estado de São Paulo ficará em fase vermelha todos os dias, das 20h às 6h, e aos finais de semana

Por: Por ATribuna.com.br  -  25/01/21  -  10:00
Já são mais de 40 dias com a média acima da marca de 1 mil vítimas
Já são mais de 40 dias com a média acima da marca de 1 mil vítimas   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Em meio ao feriado da cidade de São Paulo e na véspera pela comemoração do aniversário de Santos, começam a valer nesta segunda-feira (25) as regras mais rígidas do Plano São Paulo. As nove cidades da Baixada Santista passam da fase amarela para a laranja, em razão do aumento dos casos de Covid-19.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Nessa coloração, é previsto o fechamento de bares para atendimento presencial e o funcionamento de restaurantes apenas até as 20h, com capacidade reduzida. Essas regras motivaram protestos na região no último sábado(23). Apesar da pressão do setor, os municípios locais já afirmaram seguir as diretrizes paulistas, dado o risco de sanções econômicas informadas pelo Palácio dos Bandeirantes.


Já na fase laranja, funcionam academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais, mas apenas por oito horas diárias.


O atendimento presencial é limitado a 40% da capacidade, com encerramento às 20h. Não será permitido o consumo local em bares durante todo o dia —é permitida, contudo, retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos. A venda de bebidas alcoólicas no comércio também é restrita até as 20h.


LEIA MAIS:


Baixada Santista passa da marca de 3 mil mortes por Covid-19 desde início da pandemia


Maioria das cidades da Baixada seguirá reclassificação do Plano SP


Santos seguirá decretos do Estado e prefeito garante que não vai fechar as praias


Baixada Santista alternará entre fase laranja e vermelha; confira regras e horários


Baixada Santista regride à fase laranja do Plano SP e terá fase vermelha aos fins de semana


Noites e finais de semana


O governo paulista também determinou que todo o estado de São Paulo ficará em fase vermelha todos os dias, das 20h às 6h, em todos os dias úteis a partir de amanhã.


A fase vermelha valerá também para todo o estado nos finais de semana e feriados, sendo válida até 7 de fevereiro. Nessa coloração, é permitido apenas a abertura de setores essenciais como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria.


Neste domingo (24), o estado de São Paulo registrou média de mortes por covid-19 de 222 óbitos nos últimos sete dias. Desde quinta (21), o estado apresenta em estabilidade após verificar uma aceleração por duas semanas consecutivas.


Um dos critérios para a regressão do Plano SP é a taxa de ocupação dos leitos de UTI covid que se encontra em 71,2%. A média diária de internações no estado está em 1.671, segundo a Secretaria de Saúde.


Logo A Tribuna