Doria deve anunciar 'fase roxa' em todo o estado de SP após recorde de mortes no país

Restrições ainda maiores podem ser adotadas para evitar colapso dos hospitais. Número de internações diárias na Baixada Santista aumentou em 79%

Por: Por ATribuna.com.br  -  11/03/21  -  11:08
João Doria deve anunciar fase mais restritiva em coletiva de imprensa extra nesta quinta (11)
João Doria deve anunciar fase mais restritiva em coletiva de imprensa extra nesta quinta (11)   Foto: Divulgação/Governo de SP

Devido à pressão do Centro de Contingência de Covid-19 em SP, o governador do Estado, João Doria (PSDB), deve anunciar ainda nesta quinta-feira (11) - em coletiva de imprensa extra às 12h45 -, a fase roxa do Plano São Paulo. Nela, há restrições ainda maiores com os serviços que podem funcionar.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Na nova fase, escolas devem fechar totalmente, supermercados e postos gasolina restringem seus horários e o transporte público também sofre alterações.


Atualmente, o estado se encontra na Fase Vermelha, onde apenas podem funcionar normalmente os serviços considerados essenciais, devido ao alto número de internações em hospitais e UTIs por coronavírus. Sem o anúncio da Fase Vermelha no dia 3 de março, os hospitais paulistas poderiam entrar em colapso em apenas 11 dias.


Baixada Santista


Em 15 dias, o número de internações dárias de pessoas com sintomas de covid-19 na Baixada Santista aumentou 79%. Em 23 de fevereiro, eram 38 internações por dia com pessoas apresentando sintomas da covid-19. Já nesta quarta-feira (10), 68 pessoas foram internadas na região pelo mesmo motivo. A taxa de ocupação na região, levando em conta hospitais públicos e privados, é de 46,3% nos leitos de enfermaria e 62% em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde.


Em Santos, houve 45% de aumento na ocupação dos leitos de UTI. Preocupado com a aceleração nos números, o secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, pede a conscientização da população.


Além de anunciar a abertura de mais 80 leitos a partir da próxima semana, até o fechamento das academias já está sendo estudado pelo prefeito Rogério Santos (PSDB).


País bate recorde com 2.349 mortes pela covid em 24h


O Brasil registrou 2.349 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas. A marca, recorde na pandemia, aprofunda a crise do País, que conta com sistemas de saúde cada vez mais pressionados e ritmo lento de vacinação. Os dados foram reunidos pelo consórcio de veículos de comunicação nesta quarta-feira (10), e mostram que o total de óbitos chegou a 270.917.


Nas últimas duas semanas, o Brasil viu sua média diária de óbitos saltar 43%. Há 14 dias, em 25 de fevereiro, o número estava em 1.150. Agora está em 1.645 , o maior da pandemia. A média móvel leva em consideração dados dos últimos sete dias e capta melhor a tendência da variação nos registros. No País, essa curva tem crescido em um ritmo cada vez mais acelerado.


Logo A Tribuna
Newsletter