Doria anuncia 700 novos leitos para covid-19 no Estado; Baixada Santista será beneficiada

Serão abertos leitos de UTI e enfermaria em dez dias

Por: Daniel Gois  -  26/01/22  -  13:38
Atualizado em 26/01/22 - 21:45
Governador de São Paulo, João Doria anuncia novos leitos para enfrentamento da covid-19
Governador de São Paulo, João Doria anuncia novos leitos para enfrentamento da covid-19   Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a abertura de 700 novos leitos exclusivos para o atendimento da covid-19 no Estado. Do total, 434 leitos serão de enfermaria e 266 serão destinados a Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A Baixada Santista será uma das regiões beneficiadas - ainda não foi informado quantos leitos serão abertos no litoral de SP e nem em quais cidades.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Os novos leitos serão abertos na rede estadual de saúde, mas o Estado se mostrou aberto para auxiliar os municípios no financiamento da abertura imediata de novos leitos. A medida se deve à explosão de casos e internações provocadas pelo coronavírus, em especial pela variante Ômicron.


"Com o crescimento das internações, o Governo tomou a decisão de ativar esses leitos no decorrer dos próximos dez dias, até 6 de fevereiro. Neste momento, o foco está nos de enfermaria. Por conta dos elevados índices de vacinação em São Paulo, temos tido um agravamento menor da doença", explicou Doria, durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (26), no Palácio dos Bandeirantes.


O Governo Estadual estima que 24 municípios sejam beneficiados pelos novos leitos. Desses, 11 ficam na região da Grande São Paulo. As demais 13 cidades são divididas entre interior e Baixada Santista.


"Para as demais regiões, tanto Baixada Santista quanto interior, serão ofertados 200 leitos em enfermaria, 175 leitos em UTI e temos também a possibilidade de realizar, junto aos municípios, um cofinanciamento desses leitos para a sua funcionalidade imediata e oferta a nossa população", disse o secretário de Estado de Saúde, Jean Gorinchteyn.


Vacinação infantil

Durante a coletiva, também foi anunciado que o Estado de São Paulo atingiu mais de 515 mil crianças, de 5 a 11 anos, imunizadas com a primeira dose da vacina contra a covid-19.


"Esse é um momento muito importante, que todos os pais, mães e avós aguardavam. Levem seus filhos. Toda a rede está preparada para isso. A vacinação e o uso de máscaras é a forma que a gente tem de proteger nossas crianças", declarou a coordenadora geral do Programa Estadual de Imunizações (PEI), Regiane de Paula.


Logo A Tribuna
Newsletter