Dia dos Pais deve aquecer vendas do comércio na Baixada Santista após dois anos: 'Virando a página'

Expectativa do setor é de crescimento de 5% em relação a 2019, ano anterior ao da pandemia

Por: Rosana Rife  -  31/07/21  -  07:20
Atualizado em 31/07/21 - 10:51
 Vestuário e eletrônicos estão entre os itens que tendem a ser mais procurados para a data; vendas servirão de termômetro para este semestre
Vestuário e eletrônicos estão entre os itens que tendem a ser mais procurados para a data; vendas servirão de termômetro para este semestre   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O Dia dos Pais deve aquecer as vendas no comércio. A expectativa é de crescimento de até 5% em relação a 2019, ano anterior ao da pandemia. As medidas de flexibilização, que incluem horários ampliados e ocupação de 80%, anunciadas pelo Governo do Estado na quarta-feira renovaram o ânimo do setor.


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A partir deste domingo (1), o acesso de clientes a shoppings, galerias, lojas de rua, bares e restaurantes será interrompido às 23 horas, com atendimento permitido até zero hora.


“Acho que essa flexibilização já atende 90% das nossas necessidades. Com número de mortes e internações caindo e com a vacinação aumentando, acredito que a gente já vá virando a página”, diz o presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, Omar Abdul Assaf.


A aposta é que o consumidor volte às lojas e saia com sacolas cheias para comemorar uma das principais datas para o segmento no segundo semestre. Sem contar um ingrediente a mais: muitos estabelecimentos devem ter liquidações de inverno nas prateleiras.


“O frio também ajuda a aquecer as vendas e tirar um pouco o estoque. Porque as lojas tiveram perdas irreparáveis, são sequelas da covid-19. E elas precisam voltar a faturar e ter a confiança do consumidor em voltar a gastar”, acrescenta Assaf.


O presidente da Associação Comercial de São Vicente (ACSV), Alcides Antonelli, também está otimista. Para ele, o movimento deve melhorar a partir de segunda-feira.


“Estamos esperando um movimento forte com essa liberação do Governo. As lojas estão preparadas, incluindo promoções de inverno. A gente espera uma alta de até 5%, comparando com o Dia dos Pais de 2019. Será a retomada do comércio de modo geral”, acredita.


Vestuário e eletrônicos devem ser os itens mais procurados na data, avalia o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Guarujá, Orlando João de Souza Júnior.


“Com a pandemia, as pessoas não estavam saindo muito às ruas. Então, o (setor de) vestuário teve um grande impacto. Com a retomada da economia, elas estão voltando a sair, então, creio que temos uma demanda reprimida.


Termômetro


Bares e restaurantes também serão beneficiados com a flexibilização e deverão contar com movimento maior para as comemorações, diz Souza Júnior.


“Eles já estão se preparando melhor, com reforço da equipe, porque sabem que terão demanda maior”. Ele acrescenta que a data também servirá de termômetro para avaliar a intenção de compras do consumidor neste semestre.


O diretor da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), Miguel Ribeiro de Oliveira, concorda. Segundo ele, apesar de um ambiente econômico ainda ruim, com inflação maior, menos renda e desemprego em alta, a reabertura deve ajudar a empurrar as vendas.


“No ano passado, a situação estava muito adversa, com lojas fechadas na data. Agora, temos uma expectativa melhor pelo cenário de reabertura nas atividades. A sensação é de que o pior ficou para trás, e isso motiva as pessoas a gastar. É o que deve acontecer.”


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