O Dia dos Pais deve aquecer as vendas no comércio. A expectativa é de crescimento de até 5% em relação a 2019, ano anterior ao da pandemia. As medidas de flexibilização, que incluem horários ampliados e ocupação de 80%, anunciadas pelo Governo do Estado na quarta-feira renovaram o ânimo do setor.
A partir deste domingo (1), o acesso de clientes a shoppings, galerias, lojas de rua, bares e restaurantes será interrompido às 23 horas, com atendimento permitido até zero hora.
A aposta é que o consumidor volte às lojas e saia com sacolas cheias para comemorar uma das principais datas para o segmento no segundo semestre. Sem contar um ingrediente a mais: muitos estabelecimentos devem ter liquidações de inverno nas prateleiras.
O presidente da Associação Comercial de São Vicente (ACSV), Alcides Antonelli, também está otimista. Para ele, o movimento deve melhorar a partir de segunda-feira.
Vestuário e eletrônicos devem ser os itens mais procurados na data, avalia o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Guarujá, Orlando João de Souza Júnior.
“Com a pandemia, as pessoas não estavam saindo muito às ruas. Então, o (setor de) vestuário teve um grande impacto. Com a retomada da economia, elas estão voltando a sair, então, creio que temos uma demanda reprimida.
“Eles já estão se preparando melhor, com reforço da equipe, porque sabem que terão demanda maior”. Ele acrescenta que a data também servirá de termômetro para avaliar a intenção de compras do consumidor neste semestre.