Criar um bom ambiente de diálogo com o novo presidente da República e cumprir promessas de campanha. Estes são alguns dos desafios do governador eleito de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), na visão de deputados estaduais da região. Os parlamentares esperam estreitar relações com o ocupante do Palácio dos Bandeirantes e garantir recursos para a região.
Para o deputado Caio França (PSB), que apoiou o candidato derrotado Fernando Haddad (PT), o momento, agora, é de “trabalhar um ambiente de paz” entre os governos Estadual e Federal. Na Assembleia Legislativa, o parlamentar destaca que haverá muito trabalho para garantir recursos para a região e que pautas prioritárias sejam colocadas em prática.
“Temos projetos que dependem de regulamentação, focados nas pessoas com deficiência, nos servidores. Vamos aguardar para ver os sinais de como será o governo dele. Da minha parte, a eleição passou, e eu desejo que ele faça um grande mandato”, destaca.
Matheus Coimbra Martins de Aguiar, o Tenente Coimbra (PL), comemora a maioria governista no parlamento. E vê a necessidade de destravar obras atrasadas entre as principais missões do novo governador. “Foi uma vitória bem significativa, em média, dez pontos de diferença (10,54), mostrou que o Estado de São Paulo não aceita a esquerda no comando, e eu tenho certeza que a interlocução de sua base será bastante próspera porque a base na Assembleia Legislativa é sua maioria.”
O governador eleito foi a escolha da deputada estadual eleita, Solange Freitas (União). “Os poderes são independentes, mas estarei à disposição para ajudar o governador nos novos desafios. Se os projetos forem para melhorar a vida da população, estarei junto. E irei propor projetos e ideias para ajudar nosso Estado. Mas também cobrarei os compromissos feitos em campanha e vou fiscalizar de perto o Governo.”
Para ela, Freitas terá grandes desafios, sobretudo, ligados à saúde, incluindo a ampliação de acesso a tratamentos e redução de espera por exames, consultas e procedimentos. Ainda: em educação, geração de empregos, investimentos em mobilidade urbana, segurança pública e projetos sociais.
O deputado estadual Paulo Corrêa Júnior (PSD) aposta que a vitória de Freitas representa a renovação de que o Estado precisa, após 28 anos com um mesmo partido, o PSDB, no comando. “Agora temos a chance de escrever uma nova história, com muito trabalho e apresentando um novo formato de gestão. Eu me sinto feliz e me coloco como soldado, para participar de perto, junto ao Felicio Ramuth, vice de Tarcísio, que é do meu partido.”
O deputado estadual eleito Paulo Mansur (PL) não respondeu até o fechamento desta edição.
“Que a paz e a conciliação sejam reestabelecidas em nosso País para superarmos os desafios que temos pela frente. Parabéns e muito sucesso ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nosso futuro vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e ao governador eleito Tarcísio de Freitas. Que essa polarização fique para trás e possamos focar em temas relevantes ao invés dessa disputa ideológica, que não muda a vida de ninguém.”
O deputado, que cumprirá o primeiro mandato a partir de 2023, disse que vai apoiar “as boas iniciativas” e lutar por programas relevantes para a região.
“Todas as boas iniciativas terão meu apoio. Vou a Brasília trabalhar muito por um País melhor e mais justo para todos.”
A deputada Rosana Valle (PL) e os deputados eleitos Carlos Alberto da Cunha, o Delegado Da Cunha (PP), e Alberto Mourão (MDB) não se pronunciaram até o término desta edição.
*Com informações de Régis Querino e Fernanda Balbino