Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas, raios, granizo e ventos fortes na região

Tempo instável permanece até sexta-feira, com possibilidade de pancadas de chuva ao longo dos dias

Por: De A Tribuna On-line  -  19/03/19  -  17:50

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec) emitiu um alerta de chuvas intensas até sexta-feira (22) na região da Baixada Santista.


Nesta terça-feira (19), o tempo continua instável e a condição para chuva segue predominando em todo o Estado de São Paulo, devido à passagem de uma frente fria pela costa do Sudeste. Há potencial de descargas elétricas e rajadas de vento de intensidade forte na faixa litorânea Leste, Sul e Norte do estado.


Na quarta-feira (20), ainda há potencial para chuva forte, com acumulados significativos, descargas elétricas e rajadas de vento de intensidade forte, além de possível queda de granizo em pontos isolados.


Já na quinta-feira (21), ventos que sopram do oceano, somados à umidade da Amazônia, deixam condições para chuva forte e acumulados significativos, principalmente na Baixada Santista, Vale do Ribeira e Litoral Norte. Essa chuva vem seguida por descargas elétricas e rajadas de vento de intensidade forte.


Na sexta-feira (22), a condição para precipitação diminui, porém, continuará predominando pancadas de chuva em alguns pontos das áreas monitoradas. Por conta dessa chuva, não são descartados riscos para transbordamentos, alagamentos e deslizamentos de encostas, além dos demais transtornos.


Orientações


A Defesa Civil orienta aos moradores de áreas de risco que fiquem atentos aos indícios de enchentes, evitando deslocamentos. Se houver inundações, a recomendação é que protejam e elevem móveis, desliguem eletrodomésticos e evitem contato com a água a fim de prevenir doenças infectocontagiosas. Devem, também, observar sinais de escorregamentos e sair de suas casas se houver rachaduras, água barrenta, árvores e postes inclinados.


Quem precisar de socorro deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193. Moradores de imóveis que apresentarem problemas estruturais devem solicitar vistoria preventiva da Defesa Civil pelo 199.


Balsas


A Dersa, responsável pelas travessias litorâneas no estado, emitiu um comunicado informando que os fatores climáticos previstos para esta semana poderão causar lentidão no serviço, com possibilidade de paralisações, caso a velocidade dos ventos ultrapasse o limite de segurança de cada região ou a visibilidade fique prejudicada. A empresa orienta que os usuários programem a viagem antecipadamente e acompanhem as informações pelo site www.dersa.sp.gov.br, Twitter @travessiasdersa, telefone 0800-7733 711 ou pelo aplicativo para celular ‘Travessias’.


Logo A Tribuna
Newsletter