Defesa Civil e Marinha mantêm alerta sobre chuva, vento e ressaca na Baixada Santista

Terça-feira (12) amanheceu nublada e choveu em algumas cidades da região no fim da tarde

Por: De A Tribuna On-line  -  12/02/19  -  22:39
Céu aberto e sol que marcaram feriadão darão lugar à nebulosidade, segundo previsão
Céu aberto e sol que marcaram feriadão darão lugar à nebulosidade, segundo previsão   Foto: Ivair Vieira Junnior/AT

A Defesa Civil do Estado de São Paulo manteve o alerta para o restante da semana por conta da frente fria vinda do Sul do país que chegou à Baixada Santista nesta terça-feira (12). O dia amanheceu nublado e assim se manteve, mas ainda com calor. No fim da tarde, o céu escureceu e choveu em algumas cidades da região. A Marinha do Brasil também reforçou o alerta para ventos fortes nesta madrugada, com rajadas de até 90 km/h, e possível ressaca nos próximos dias.


Nesta terça-feira, por volta das 17h, era possível ver nuvens escuras encobrindo algumas cidades da região. Choveu em alguns municípios e foram registrados pontos de alagamento, mas, até o momento, não há comunicação de ocorrências graves. A temperatura no início da noite na região ficou entre 24ºC e 25ºC, segundo os institutos de meteorologia.


Na segunda (11), a Defesa Civil alertou sobre a possibilidade de chuva já a partir desta terça-feira na região. O órgão informou que são previstas chuvas fracas a moderadas de longa duração, interminentes e/ou persistentes, condição que eleva o risco de deslizamentos. A chuva deve continuar nesta quarta-feira (13). Na quinta-feira (14), as instabilidades perdem força no período da manhã, mas as pancadas de chuva retornam durante a tarde até a noite, mantento o tempo instável até sexta-feira (15).


Ressacas e ventos fortes


A Marinha do Brasil também emitiu um comunicado, na segunda-feira, avisando que, entre a noite de terça e a manhã de quinta-feira, a passagem da frente fria poderá provocar ventos fortes em direção Sudoeste e Sudeste, especialmente nas cidades do litoral de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro. Os ventos poderão gerar ondas de Sudeste a Sul de até 3 metros, atingindo as proximidades do litoral dos mesmos estados.


De acordo com o comunicado, há, também, condições favoráveis para ocorrer ressaca, com ondas de Sul a Sudeste de até 2,5 metros entre as cidades de Laguna (SC) e Cananéia (SP), na terça à noite e quarta-feira pela manhã. O município de Cananéia pode ser atingido até a manhã de quinta-feira, como, também Arraial do Cabo (RJ).


Logo A Tribuna