Córrego fica contaminado após vazamento de óleo diesel em Cubatão

Acidente ocorreu no fim de semana, no bairro Pilões. Cetesb avalia quais foram os danos ambientais

Por: De A Tribuna On-line  -  12/11/18  -  16:01
  Foto: Ualton de Simone/Arquivo Pessoal

Um córrego ficou completamente contaminado após ser alvo de um vazamento de óleo diesel em Cubatão, no último sábado (10). O escape do óleo veio da área de tancagem da base da empresa Ipiranga, no bairro Pilões. Cerca de 15 mil litros de efluente com óleo do córrego atingiram o sistema de drenagem que corta a empresa, resultado da limpeza deste local.


A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) avalia se houve danos ambientais e ainda não soube precisar quanto deste volume vazou para o córrego, em frente ao terminal. Mas, segundo a companhia, o volume foi, seguramente, abaixo dos 15 mil litros.


Ainda segundo a Cetesb, equipes de emergência da empresa responsável pelo combustível conseguiram conter o vazamento. A água corrente no local não abastece nenhuma cidade da região e, por ora, foi descartada qualquer hipótese de contaminação.


A companhia também reiterou que o local segue sendo monitorado desde o fim de semana, até que os procedimentos de remoção de parte do óleo vazado e de limpeza do córrego atingido sejam concluídos. Em seguida, serão avaliados os possíveis danos ambientais e as penalidades cabíveis ao caso.


Por meio de nota, a Ipiranga informou que, ao tomar conhecimento da ocorrência, cujas causas ainda não foram identificadas, atuou prontamente conforme recomendação do órgão ambiental na remoção total dos resíduos e limpeza geral da área envolvida.


A empresa também reafirmou que preza pela segurança e pela preservação e mitigação dos impactos ao meio ambiente em todas as suas operações.


Logo A Tribuna
Newsletter