Com previsão de 610 mil passageiros, temporada de cruzeiros começa neste sábado

MSC Fantasia, primeiro navio a atracar no cais, chegará às 7h30 e zarpará no fim da tarde

Por: Fernando Degaspari  -  23/11/18  -  18:27
  Foto: Divulgação

A temporada santista de cruzeiros começa neste sábado (24). A previsão é que 610 mil passageiros, considerados embarque, desembarque e trânsito, passem pelo Terminal Giusfredo Santini. Entre os 11 navios que atracarão no cais, está o MSC Seaview, o maior transatlântico a navegar em águas brasileiras.


O número de embarcações será o mesmo da temporada passada. As armadoras, porém, mandaram para cá transatlânticos maiores. Significa que a quantidade de passageiros a bordo será 22% maior.
Segundo o Ministério do Turismo, a temporada de cruzeiros na costa brasileira terá aumento de 13% no número de leitos, em relação à anterior.


Considerado todo o Brasil, serão 496 mil vagas para os roteiros, que terão 585 escalas em 14 portos de sete estados.


Curiosidades


O primeiro navio a atracar no Porto de Santos será o MSC Fantasia, que tem capacidade para 4.300 passageiros. Ele chega neste sábado, às 7h30, e zarpa no fim da tarde.


A grande atração, entretanto, será o MSC Seaview, que pode transportar 5.300 hóspedes. Ele será o maior navio de passageiros da história a atracar no Porto de Santos, mas chega apenas em 6 de dezembro. O gigante dos mares foi inaugurado em junho pela atriz Sophia Loren, em Gênova, na Itália.


O transatlântico faz parte do investimento da marca para os próximos anos. Até 2026, a frota da MSC saltará de 15 para 29 navios de passageiros.


O diretor-geral da companhia, Adrian Ursilli, está otimista quanto ao crescimento do mercado brasileiro. “O boomde cruzeiros por aqui tem, no máximo, dez ou 15 anos. A penetração no mercado tem mais relação com o recente mercado de cruzeiros no Brasil do que com o crescimento da economia”, afirma.


Outro destaque é o Marina, da Oceania Cruises, considerado um dos navios mais luxuosos do mundo. Construído em 2011 e reformado em 2016, ele transporta apenas 1.250 passageiros. O que impressiona, entretanto, é a tripulação, que conta com 800 pessoas.


Uma viagem de 39 dias, que vai do Rio de Janeiro ao Taiti, a bordo do Marina, custa cerca de R$ 40 mil por pessoa.


A temporada em Santos termina em 13 de abril do ano que vem, quando o luxuosíssimo Sirena, da Oceania Cruises, zarpar por volta das 19 horas.


Serviços


A Secretaria de Turismo de Santos terá um posto de informações, que funcionará dentro do terminal, com recepcionistas trilíngues e material para orientar os visitantes.


Haverá, também, linhas de ônibus para São Paulo e táxis para que os turistas possam se deslocar. Às segundas-feiras em que houver navio atracado, os equipamentos turísticos de Santos ficarão abertos, o que normalmente não ocorre, pois nesse dia eles fecham para manutenção interna.


Confira detalhes da nova temporada de cruzeiros em Santos
Confira detalhes da nova temporada de cruzeiros em Santos   Foto: Arte: Monica Sobral/AT

Logo A Tribuna