Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Cidades da Baixada Santista fecham as praias neste sábado

Santos, São Vicente, Itanhaém e Bertioga estão entre os municípios que anteciparam o bloqueio; confira

Por: Da Redação  -  13/03/21  -  09:40
  Foto: Matheus Tagé/AT

Está proibido a partir deste sábado (13), o acesso às praias de Santos. A restrição atende determinação do Governo Estadual, que em função do agravamento da pandemia do novo coronavírus anunciou uma série de medidas para a chamada fase emergencial, que vai vigorar de 15 a 30 deste mês. Dentre elas, o fechamento de parques públicos e praias. A intenção é evitar aglomerações e tentar frear a transmissão do coronavírus.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


No caso específico das praias, a Prefeitura de Santos decidiu antecipar o início da restrição para este sábado. Ontem, foram instalados gradis e telas em toda a extensão da orla.


Segundo o Decreto 9.260, publicado na edição de ontem do Diário Oficial de Santos, a proibição inclui acesso a barracas, colocação de cadeiras e guarda-sóis, prática de atividades físicas e esportivas.


O decreto também determina a suspensão provisória da eficácia das licenças expedidas para os vendedores ambulantes, barracas de praia ou atividades análogas exercidas na praia.


Tendas e barracas de associações de entidades não poderão ser montadas ou mantidas em funcionamento durante a restrição. Parques públicos também ficarão fechados.


Segundo informa a Prefeitura, o calçadão estará liberado para caminhadas e outras atividades físicas, desde que respeitando o distanciamento e adotando o uso de máscara.


A fiscalização será feita por 40 guardas municipais, que farão patrulhamento em viaturas, quadriciclos e a pé, em toda a extensão da orla, seja na calçada, na areia e nas proximidades da Ponta da Praia.


Quem não estiver usando máscara será multado (R$ 100,00), caso não esteja com o acessório ou se recuse a colocá-lo. E quem tentar invadir a faixa de areia serão orientado a se retirar. Havendo recusa, será encaminhado ao distrito policial.


Outras cidades


Vale lembrar que a restrição de acesso à faixa de areia não ocorre só em Santos. Durante reunião on-line do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), na tarde de quinta-feira, prefeitos da região decidiram acatar as determinações do Governo Estadual e seguir as restrições previstas na fase emergencial.


Assim como em Santos, Bertioga, Itanhaém e São Vicente também anunciaram que o acesso às praias será proibido a partir de hoje. No caso desta última, a fiscalização será conjunta entre a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal (GCM), agentes de trânsito, Vigilância Sanitária e Defesa Civil.


Em Peruíbe, será proibido acessar a praia a partir deste sábado, mas ela não será bloqueada. Isso por conta da característica de grande extensão de faixa arenosa na cidade.


Nas outras cidades, a restrição de acesso deve começar na segunda-feira.


Logo A Tribuna