Ciclone bomba pode 'sacudir' o litoral paulista nas próximas horas, alertam especialistas

Mar estará agitado nas praias da região e rajadas de vento entre 60 e 80km/h podem acontecer

Por: Por ATribuna.com.br  -  03/02/21  -  19:24
Marinha emitiu alerta para ventos fortes em toda a região a partir de terça-feira (5)
Marinha emitiu alerta para ventos fortes em toda a região a partir de terça-feira (5)   Foto: Carlos Nogueira/AT

Com características do ciclone bomba, umforte ciclone extratropicaldeve atingir o sul do Brasil entre esta quarta (3) e quinta-feira (4). No litoral paulista, portanto, a população deve estar alerta, pois o fenômeno poderá ser sentido por meio de rajadas de vento fortíssimas e mar agitado. Além disso, uma frente fria também se aproximará na sexta-feira (5).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


As fortes rajadas de vento podem ser notadas no litoral paulista entre esta quinta (4) e sexta-feira (5), com intensidade entre 60 e 80km/h. Enquanto isso, o mar deve ficar agitado na região no sábado (6), com ondas de 2 a 2,5m de altura, provocadas pelo intenso vento do ciclone no oceano. As informações são da meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim.


"Apesar da maior carga ser entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a população deve estar preparada, principalmente quem mora perto da praia", relata oclimatologista especialista em geologia e astronomia da ONG Amigos da Água, Rodolfo Bonafim.


Frente fria


Ainda segundo o Climatempo, com a ventania no mar, uma frente fria se aproximará do litoral paulista nesta quinta-feira (4). Desta forma, no dia seguinte (5), o tempo estará instável e o aumento da nebulosidade poderá causar uma forte chuva na região.


Porém, no sábado (6), a frente fria irá em direção ao Rio de Janeiro e Espírito Santo, deixando apenas nebulosidade com leve chance de chuva. No domingo (7), não deve chover mais.


Ciclone bomba


De acordo com a meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim, ocliclone extratropical que está se aproximando da região sul do país apresentaintensa queda de pressão, característica marcante do cliclone bomba, queé muito intenso e leva perigo para as áreas de atuação. Portanto, o Sul deve receber fortes temporais e rajadas de vento, além de mar agitado, com ondas que chegam a 4 metros de altura.


Logo A Tribuna
Newsletter