Cheia de rio causa danos e deixa famílias desabrigadas no Vale do Ribeira; VÍDEO

Segundo a Prefeitura de Ribeira, a água do rio chegou a passar por cima de uma ponte

Por: ATribuna.com.br  -  30/10/23  -  13:43
Atualizado em 31/10/23 - 13:23
Segundo a Defesa Civil, cheia alagou cerca de 30 casas; famílias estão desabrigadas
Segundo a Defesa Civil, cheia alagou cerca de 30 casas; famílias estão desabrigadas   Foto: Prefeitura de Ribeira/Divulgação

A Prefeitura de Ribeira, em São Paulo, decretou calamidade pública por 90 dias devido às fortes chuvas que atingiram a Cidade nos últimos dias. A situação foi agravada pela cheia do Rio Ribeira, que provocou danos severos nas principais ruas da Cidade. Cerca de 60 famílias ficaram desabrigadas. (Assista ao vídeo abaixo)


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Imagens obtidas por A Tribuna mostram o resultado da cheia do rio, que obstruiu vias públicas com barreiras, pedras e buracos. As condições climáticas dos últimos dias causaram o alagamento de várias comunidades rurais e no Centro. Em muitos trechos, a circulação de veículos e pedestres ficou comprometida.


Um vídeo gravado na cidade de Eldorado, também no Vale do Ribeira, de São Paulo, mostra a água bem acima do nível normal. A Prefeitura do Município informou que ele estava acima dos 8 metros por volta das 9h da manhã desta segunda-feira (30).



A Defesa Civil de Ribeira informou que as águas do Rio passaram por cima de uma ponte, invadindo aproximadamente 30 casas. Ele subiu aproximadamente 8 metros acima do nível normal.


Devido aos incidentes, as famílias desabrigadas precisaram ser direcionadas ao Fundo Social e a um ginásio esportivo de Ribeira. Outras 400 estão isoladas nas áreas rurais.


Danos em estradas de Ribeira após as chuvas dos últimos dias
Danos em estradas de Ribeira após as chuvas dos últimos dias   Foto: Prefeitura de Registra/Divulgação

Cuidado redobrado

O decreto do prefeito Ari do Carmo Santos considera o risco iminente para casas e pessoas, além dos danos materiais, ambientais e econômicos. Os órgãos e entidades da Prefeitura deverão prestar apoio à população nas áreas atingidas, em coordenação com os órgãos da Defesa Civil. A medida tem validade por 90 dias.


A Defesa Civil de Ribeira pede que a população evite ficar perto de encostas e barrancos. Durante esse período, o morador deve sair de casa somente em caso de necessidade.


A atenção precisa ser redobrada nos percursos que ligam Ribeira a Itapirapuã, Apiaí e a entrada da cidade entre Vila Ito e Ribeira, pontos com maiores incidência de deslizamentos de terra, queda de árvores e galhos e rolamento de pedras.


Trânsito de veículos ficou impossibilitado devido à queda de árvores e outros danos nas estradas
Trânsito de veículos ficou impossibilitado devido à queda de árvores e outros danos nas estradas   Foto: Prefeitura de Ribeira/Divulgação

Logo A Tribuna
Newsletter