Bombeiros salvam 40% mais afogados do que na semana anterior no litoral de SP

Nas praias do litoral, cinco pessoas morreram e 179 foram salvas de afogamentos

Por: Daniel Gois  -  25/01/22  -  09:11
Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) salvou 179 pessoas entre sexta-feira e domingo no Litoral.
Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) salvou 179 pessoas entre sexta-feira e domingo no Litoral.   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Cinco pessoas morreram afogadas nas praias da Baixada Santista no último fim de semana. O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) salvou 179 pessoas entre sexta-feira e domingo no Litoral, quase 40% a mais do que no mesmo período da semana anterior (entre os dias 14 e 16).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Três das mortes foram em Guarujá. No sábado, um homem de 29 anos, morador de São Paulo, foi resgatado por volta de 18h45, na Praia Branca, e levado pela Unidade de Resgate e Salvamento Aquático (Ursa) ao Pronto-Socorro de Bertioga, onde foi constatado o óbito.


As outras duas mortes em Guarujá aconteceram no domingo. Às 13h10, um jovem de 23 anos, morador de São Paulo, se afogou na Praia Preta. Foi transportado até o PS de Bertioga, onde se verificou que estava morto.


Uma hora depois, um adolescente de 17 anos, morador de Mauá (SP), se afogou na Praia de Pitangueiras. Levado ao Hospital Santo Amaro, não resistiu.


Em Praia Grande, no sábado, um sargento aposentado da Polícia Militar, de 50 anos, foi arrastado pela correnteza na Praia da Vila Caiçara. Levado à Unidade de Pronto Atendimento Samambaia, morreu.


Ainda em Praia Grande, um jovem de 18 anos, de São Paulo, se afogou no domingo, por volta de 16h10, na Praia da Guilhermina. Ele foi levado ao Pronto-Socorro do Hospital Irmã Dulce. Não suportou.


Balanço
Entre sexta-feira e domingo, o GBMar registrou 179 pessoas salvas de afogamento em 202 atendimentos no Litoral Paulista.


Guarda-vidas orientaram mais de 57 mil pessoas no período. Os Bombeiros tiveram 29 embarcações operando, com apoio de três helicópteros da Polícia Militar.


O número de salvamentos foi quase 40% maior do que no fim de semana anterior, entre os dias 14 e 16, quando houve 128 resgates de afogamento. O número de atendimentos quase triplicou, de 75 para 202.


Um dos salvamentos no fim de semana foi compartilhado pelo GBMar nas redes sociais. No vídeo, se vê um homem de 22 anos resgatado, em Praia Grande, por bombeiros que usaram uma moto aquática.


Dados obtidos por A Tribuna no GBMar mostram que, na comparação de dezembro do ano passado com dezembro de 2020, aumentou 18% o número de salvamentos nas praias da Baixada Santista, de 307 para 362.


As maiores altas foram observadas em Praia Grande e Guarujá. Na primeira cidade, o aumento no número de resgates foi de 28 para 48 (71,4%). Na segunda, de 156 para 238 (+52,5%). Em 2020, no entanto, havia restrições à circulação de pessoas, devido à pandemia de covid-19.


Em Praia Grande, janeiro de 2022 já superou o mesmo mês do ano passado em salvamentos: 60 a 53.


Prevenção
O Corpo de Bombeiros recomenda evitar banhos de mar caso a pessoa não saiba nadar ou tenha ingerido bebida alcoólica. Também é importante respeitar as placas que indiquem zonas de perigo.


O GBMar também orienta que os banhistas não se aproximem de encostas de pedras, pois as ondas podem derrubá-los e jogá-los no mar. O ideal é procurar sempre estar próximo de áreas com guarda-vidas.


Ao perceber um sinal de mudança no tempo, banhistas devem sair imediatamente do mar e de locais descampados. O ideal é buscar um abrigo seguro, como edifícios ou dentro de veículos.


Em caso de emergência, deve-se ligar para o Corpo de Bombeiros (193) ou a Polícia Militar (190).


Logo A Tribuna
Newsletter