Em tempos de pandemia de coronavírus, os bancos adotaram medidas de segurança, diminuíram o expediente e reforçaram a higiene, mas a orientação é que as pendências sejam resolvidas pelos canais virtuais de atendimento. Além disso, algumas agências foram fechadas na região.
Segundo o diretor de Canais Digitais no Itaú Unibanco, Renato Mansur, é essencial potencializar a presença no ambiente digital, já que uma das principais orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater o coronavírus é ficar em casa e evitar aglomerações.
“Por isso, estamos reforçando as facilidades disponíveis na jornada on-line e mobile para que as pessoas evitem a ida até agências ou usem caixas eletrônicos”.
Para ajudar quem não está muito acostumado com os aplicativos dos bancos, é possível acompanhar o passo a passo, em texto e até em vídeo, que as instituições prepararam.
Já pessoalmente, o atendimento começa uma hora mais cedo para idosos, que fazem parte do grupo de risco. Só que alguns bancos foram mais além e decidiram interromper temporariamente o atendimento. É o caso do Santander, por exemplo, que adotou essa medida em oito agências em Santos, São Vicente e Praia Grande.
“A orientação aos nossos gerentes é que acompanhem de perto a situação de cada cliente para que possamos antecipar as soluções financeiras adequadas já nos primeiros sinais de dificuldade”, explica o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes.
Máscaras
Os idosos que aguardavam nas filas de bancos em Mongaguá receberam máscaras de profissionais da Saúde e da Guarda Civil Municipal na segunda (6).
A iniciativa abordou e orientou um dos principais públicos-alvo do grupo de risco da doença, ainda mais em pleno quinto dia útil do mês.
As pessoas também puderam desinfetar as mãos com álcool em gel e as profissionais da Saúde reforçaram a importância do isolamento social.
>> Veja o esquema em cada banco:
Itaú
Bradesco
Banco do Brasil
Santander
Caixa Econômica Federal