Baixada Santista supera marca de 500 mil pessoas vacinadas com a primeira dose contra a covid-19

Número representa 26,8% da população da região, mas especialistas dizem que ainda é muito "pouco" no combate à pandemia

Por: Nathália de Alcantara  -  10/06/21  -  06:52
  Baixada Santista supera marca de 500 mil pessoas vacinadas com a primeira dose contra a covid-19
Baixada Santista supera marca de 500 mil pessoas vacinadas com a primeira dose contra a covid-19   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A Baixada Santista superou a marca de 500 mil pessoas vacinadas com pelo menos a primeira dose contra a covid-19: 504.151 já começaram a imunização. Isso representa 26,8% da população da região. Santos segue como a cidade que mais vacinou até então, com 165.755 doses, ou seja, 38,2% dos moradores.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O detalhe é que, apesar do número parecer algo significativo, é visto como "pouco" por especialistas ouvidos por ATribuna.com.br.


Segundo o infectologista Eduardo Santos, não temos muito o que comemorar, pois está longe do ideal. "A essa altura, com a velocidade da doença, novas cepas mais perigosas e a estabilidade de casos e mortes na região em patamares altos, muito mais gente já deveria ter sido imunizada com a primeira dose".


Ele explica que, com a chegada de novas vacinas, a expectativa é de que as pessoas sejam vacinadas mais rápido. "Com a produção 100% nacional de imunizantes e mais vacinas chegando de fora, esse atraso deverá melhorar. Mesmo assim, perdemos um tempo precioso demais, que foi pago com vidas".


Quem concorda com ele é o também infectologista Jacyr Pasternak. "As cidades têm capacidade para vacinar muitos rapidamente, mas não temos insumos suficientes para a produção de vacinas. Isso atrasa todo o processo".


A infectologista Raquel Stucchi diz que a marca de 500 mil vacinados com a primeira dose é um bom começo, mas nada para comemorar.


“Vamos precisar de um número mais expressivo para o controle da pandemia e que as pessoas tomem as duas doses. Com a primeira dose, não esperamos um reflexo no número de casos”.


Ela explica que é bom acelerar a vacinação, mas isso não se traduz em segurança efetiva, que deverá acontecer apenas com 70% a 80% da população vacinada e com as duas doses de CoronaVac ou Oxford.


“Esses números não nos autorizam a abrir mão de medidas de bloqueio da transmissão, como higienização das mãos, uso de máscaras, isolamento social e evitar aglomerações”.


Baixada Santista registra mais de 745 mil vacinas aplicadas contra a Covid-19; veja números


A Baixada Santista aplicou até esta quarta-feira (9), 746.581 vacinas. Deste número, 504.151 mil (26,8% da população) receberam a primeira dose e 242.430 (12,9%) foram imunizados com a dose de reforço.


Neste período do plano de imunização, as prefeituras têm vacinado os profissionais da saúde e os idosos. Em Santos, 165.755 pessoas já iniciaram o processo de imunização, representando 38,9% dos moradores.


CONFIRA TODOS OS DADOS DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA REGIÃO


Logo A Tribuna
Newsletter