Baixada Santista conta com mais de 850 guardas civis municipais armados

Santos anunciou nesta semana que 77 agentes poderão andar armados; veja números por cidade

Por: Natalia Cuqui  -  15/01/22  -  14:09
A Guarda Civil Municipal de Guarujá é referência na região no treinamento de agentes.
A Guarda Civil Municipal de Guarujá é referência na região no treinamento de agentes.   Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

A Baixada Santista conta com 872 Guardas Civis Municipais armados, segundo dados das prefeituras ouvidas por A Tribuna. Os números foram solicitados pela reportagem aos municípios, com exceção de Santos, que anunciou nesta semana que 77 guardas podem portar arma de fogo pela cidade.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


São Vicente
A prefeitura vicentina informou por meio da Secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos) que, desde 2016, "alguns guardas civis municipais conquistaram o direito de portar arma de fogo em serviço e fora dele, por meio de um Habeas Corpus concedido pela Justiça". A corporação possui autorização para ser armada através de um acordo com a Polícia Federal, firmado em 2021.


"O acordo técnico serve para que todos os agentes possam passar por treinamentos específicos, com testes psicotécnicos e psicológicos, bem como treinamento com arma de fogo, através de profissionais de instituições de segurança pública ou credenciados pela Polícia Federal", diz a nota.


A pasta ressalta ainda que está preparando todas as etapas para qualificar a equipe da GCM e para que eles possam andar armados institucionalmente. O número exato de guardas armados não foi informado.


Bertioga
Em nota, a Prefeitura de Bertioga afirmou que, desde setembro de 2016, a corporação anda armada. A Administração informou ainda que 71 dos 84 agentes da Guarda Civil Municipal estão aptos para o porte de arma de fogo.


Cubatão
O município está em processo de implantação da Guarda Civil Municipal. A Secretaria Municipal de Segurança afirmou que os guardas serão treinados e receberão a formação exigida nas legislações federal e estadual. Os candidatos ao cargo serão submetidos a avaliação psicológica e verificação de antecedentes. A pasta ressalta que o apoio psicológico está previsto aos agentes.


Mongaguá
A cidade está com processo administrativo em andamento para a formalização do porte de arma de fogo dos guardas municipais, segundo a prefeitura. A administração municipal afirma ainda que um percentual do efetivo tem porte de arma, "em face de respaldo jurídico".


Itanhaém
A Guarda Civil Municipal de Itanhaém está armada desde 2018. Segundo a Prefeitura, dos 89 agentes, 72 possuem autorização para usar armas.


Guarujá
A prefeitura informou que os guardas municipais usam armas de fogo desde 2019. Segundo a administração municipal, hoje são 204 agentes habilitados para utilizar o armamento. O município é referência na região para formação de uso de arma de fogo. Foi a GCM de Guarujá que habilitou os guardas civis de Santos e deve formar também a Guarda Municipal de Cubatão, ainda neste semestre.


No município, o agente deve fazer um treinamento técnico de 160 horas para o porte de armas semiautomáticas. São quatro etapas: avaliação psicológica, avaliação teórica, manuseio técnico e avaliação prática de tiro.


Praia Grande
Praia Grande é a cidade que tem autorização para o uso de armas de fogo pelos guardas civis há mais tempo: 2007. Desde 2009, a corporação pode utilizar o armamento, segundo a Prefeitura. Atualmente, o efetivo conta com 391 integrantes e todos eles possuem autorização para o uso de arma.


Peruíbe
Guarda Civil Municipal não atua armada, mas segundo o secretário de Defesa Social, José Romeu Dutra, a corporação está sendo capacitada para o uso do armamento. No total, são 57 agentes no município.


"O curso terá início no próximo dia 17 e, posteriormente, daremos sequência ao trâmite necessário para a avaliação psicológica e prática para o armamento da instituição, conforme as normas vigentes", afirmou Dutra.


Logo A Tribuna
Newsletter