Baixada Santista ainda tem vacina para maiores de 85 nesta terça

Em Praia Grande, por exemplo, restam 1.800 doses. Outras devem chegar nesta semana

Por: Júnior Batista  -  16/02/21  -  09:08
Na região, cada município dispõe de esquema próprio para vacinação
Na região, cada município dispõe de esquema próprio para vacinação   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A maioria das cidades da região continua vacinando idosos com mais de 85 anos nesta terça-feira (16). Em Itanhaém, a imunização é feita mediante agendamento por telefone em qualquer unidade de Saúde da Família.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Em Praia Grande, o movimento foi tranquilo nesta segunda-feira (15). Por lá, restam 1.800 doses para esse público. No Conviver Boqueirão, onde antes se vacinaram profissionais de saúde, não havia filas.


Segundo a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Bruna Renó, o Estado deve enviar mais doses nesta semana. Quem garantiu a dose foi o aposentado Alfredo de Andrade, de 85 anos. Ele foi com a mulher, Dirleine Andrade Bonfim, de 58. A autônoma Ana Lúcia Santos Alonso, de 66 anos, levou a sogra, Alzira Trombeli Alonso, de 88, para se proteger. Alfredo e Alzira foram vacinados dentro de seus carros.


Dúvidas


Em Santos, as doses acabaram nas policlínicas da Ponta da Praia e da Aparecida pouco antes das 14 horas. Leitores contataram ATribuna.com.br para relatar que não havia vacinas logo cedo no Gonzaga. A da Vila Nova, uma das visitadas pela Reportagem, ainda tinha doses por volta das 16 horas.


Em nota, a prefeitura disse ter remanejado doses para policlínicas que não tinham vacinas. Sobraram pouco menos de 100 doses, que serão aplicadas nas policlínicas Aparecida, Vila Mathias, Nova Cintra e Bom Retiro, das 8 às 17 horas ou até o fim do estoque. Alega que o Estado não deu data para a próxima remessa.


Outras cidades


Mongaguá informou, em nota, que não dispunha do total exato de doses que sobraram, mas há estoque, e continua imunizando nesta terça-feira (16).


São Vicente também permanece vacinando idosos a partir de 85 anos e profissionais de saúde. Ainda restam doses para os 1.470 não vacinados na faixa dos 85 aos 89 anos — já se imunizaram 767 deles.


Guarujá, que permanece imunizando nesta terça, já vacinou 8.733 pessoas, das quais 1.718 idosas. Ainda há cerca de 5.200 unidades para maiores de 85 e aplicação da segunda dose em profissionais e trabalhadores de saúde e em idosos que vivem em casas de repouso.


Cubatão deve divulgar balanço parcial da vacinação de idosos de 85 a 89 anos na próxima semana. Segundo a prefeitura, há vacinas para esse grupo e para maiores de 90. Já se ministraram 2.625 doses (2.374 para trabalhadores da saúde, 205 para maiores de 90 anos e para 46 idosos em casas de repouso). A imunização vai das 8h30 às 16 horas.


Em Peruíbe, a vacinação dos maiores de 85 anos ocorre em domicílio. Haverá drive thru na quinta-feira (18), na Avenida Mario Covas Júnior, no Centro, perto do Lamário. No sábado, as UBSs do Caraguava e do Trevo abrirão. Restam mais de mil doses.


Bertioga não se manifestou até o fechamento desta edição


Logo A Tribuna
Newsletter