Baixada Santista aguarda vacinas contra a covid-19 para crianças

Estado e prefeituras pedem que pré-cadastro seja feito no portal Vacina Já

Por: Bruno Almeida  -  14/01/22  -  10:26
Atualizado em 14/01/22 - 14:22
Municípios da Baixada Santista aguardam informações do Estado sobre vacinação de crianças contra a covid-19
Municípios da Baixada Santista aguardam informações do Estado sobre vacinação de crianças contra a covid-19   Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

As Secretarias de Saúde das cidades da Baixada Santista aguardam orientações do Governo do Estado para definir esquemas de vacinação contra a covid-19 em crianças entre 5 e 11 anos. Enquanto isso, as famílias já podem fazer pré-cadastro para agilizar o processo (leia adiante).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Em Santos, cerca de 30 mil crianças nessa faixa etária são esperadas. Mesmo sem as diretrizes estaduais, os profissionais de saúde do Município estão sendo treinados, desde quarta-feira (12), para atender esse público.


A Secretaria da Saúde de São Vicente aguardará 35 mil crianças de 5 a 11 anos para receber a vacina contra a covid-19. Em Bertioga, há 7.582 nessa faixa etária.


Itanhaém afirma já estar preparada para vacinar cerca de 10 mil crianças nesta faixa etária. Mongaguá tem aproximadamente 6 mil crianças entre 5 e 11 anos.


Cubatão e Guarujá disseram ainda esperar informações sobre a vacinação infantil, mas já elaboram um esquema. Essas cidades não informaram quantas doses poderão ser aplicadas.


As prefeituras de Peruíbe e Praia Grande não enviaram respostas até o fechamento desta edição.


São Paulo espera receber, nesta sexta-feira (14), 240 mil doses de imunizante pediátrico da Pfizer para iniciar a vacinação das crianças de 5 a 11 anos de idade, com prioridade para as que têm comorbidades e deficiências e são indígenas ou quilombolas.


Para o Governo do Estado, o pré-cadastro no portal Vacina Já é fundamental para agilizar o processo de imunização. É uma medida opcional e que não significa agendamento, mas ajuda a agilizar a aplicação nos postos, evitando filas e aglomerações.


Para cadastrar os filhos, os pais ou responsáveis devem acessar o Vacina Já, clicar no botão 'Crianças até 11 anos' e preencher o formulário on-line. A plataforma já contabiliza mais 230 mil crianças cadastradas, com média de 160 registros por minuto.


A expectativa do Governo Estadual é vacinar, em três semanas, 4,3 milhões de crianças com idades entre 5 e 11 anos. A capacidade da vacinação em São Paulo é de cerca de 250 mil crianças por dia. Há 5,2 mil locais de imunização no Estado, em um número que deverá ser ampliado com postos volantes em escolas da rede paulista.


O uso do imunizante pediátrico da Pfizer está aprovado desde 16 de dezembro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter