Ave em risco de extinção é devolvida ao habitat

Frango-d’água-azul havia sido resgatado, e contou com a ajuda de órgãos ambientais para ser devolvido em segurança à natureza

Por: Por ATribuna.com.br  -  13/01/21  -  06:01
Frango-d’água-azul também é conhecido como jaçanã ou tauá-tauá-azul
Frango-d’água-azul também é conhecido como jaçanã ou tauá-tauá-azul   Foto: Divulgação/PMSV

Pertencente a uma espécie em risco de extinção, um frango-d’água-azul contou com a ajuda de órgãos ambientais para ser devolvido com segurança ao seu habitat. Nesta segunda-feira (11), a Guarda Civil Ambiental de São Vicente, em apoio ao Centro de Pesquisas e Triagem de Animais Selvagens (Ceptas) de Cubatão, reintegrou o animal à natureza, na Ilha do Tatu, próximo ao Rio Santana, em uma área de manguezal de Cubatão.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A ave aquática tem nomes variados de acordo com a região. No Maranhão é conhecida como jaçanã, enquanto no Amapá é chamada de tauá-tauá-azul. A cada ano, o frango-d’água-azul se torna mais ameaçado pela ação humana, principalmente a partir de março, quando ocorre a troca de penas das asas, o que o impossibilita de voar, virando presa fácil de caçadores. Outro fator é a destruição dos mangues, que são o habitat natural.


A prefeitura informa que ao se deparar com um animal silvestre é necessário entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal, nos telefones (13) 3569 - 2274 e (13) 99679 – 3604, ou pelo número 153 diretamente com a GCM. É possível também mandar e-mails, pelos endereços: gcmpamb@saovicente.sp.gov.br e gcmambiental09@gmail.com.


Logo A Tribuna