A Tribuna 130 anos: Reconhecimento nacional

Solenidade na Câmara dos Deputados sublinhou trajetória de um dos mais antigos jornais do País

Por: Maurício Martins, enviado a Brasília  -  28/03/24  -  00:00
Paulo Alexandre Barbosa (2º, da esq. à dir.) sugeriu homenagem. Na foto, com Marcos Clemente Santini, Flavia Clemente Santini, Roberto Clemente Santini e Renata Santini Cypriano
Paulo Alexandre Barbosa (2º, da esq. à dir.) sugeriu homenagem. Na foto, com Marcos Clemente Santini, Flavia Clemente Santini, Roberto Clemente Santini e Renata Santini Cypriano   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A Tribuna se fez presente em todas as lutas democráticas da Baixada Santista e do Brasil nas últimas 13 décadas. Relatou fatos, deu voz à pluralidade, fez cobranças, gerou reflexões. Terça-feira (26), ao completar 130 anos, foi homenageada em Brasília, centro do poder decisório do País. Os diretores do jornal estiveram em um dos plenários da Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional, para continuar fazendo história.


“Quis o destino que hoje, dia 26 de março de 2024, exatos 130 anos depois, eu, como diretor-presidente de A Tribuna, estivesse aqui em Brasília, na Câmara dos Deputados, um dos alicerces da democracia brasileira, para celebrar esse momento especial”, ressaltou o diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini.


Marcos Santini destacou que A Tribuna tem um compromisso inabalável com a democracia e com a credibilidade, como a Câmara Federal. “Se chegamos aos 130 anos é por causa de muito esforço e trabalho.”


O diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, pontuou que desde a sua fundação, o jornal tem moldado a história da região, documentando momentos cruciais, celebrando conquistas e desafiando injustiças.


“Gerações foram informadas, inspiradas e unidas. Desde reportagens investigativas que fizeram diferença na vida da nossa comunidade até a cobertura de grandes eventos em todos os campos do conhecimento, o jornal desempenhou um papel fundamental na formação da identidade coletiva da nossa região e, especialmente, no desenvolvimento econômico de suas cidades”, disse.


Roberto Santini afirmou ser essencial reconhecer e agradecer a cada um que ajudou e ajuda a construir a história de A Tribuna. “Suas páginas carregam o peso do legado de gerações de jornalistas, editores, fotógrafos, publicitários, administradores e colaboradores que dedicaram suas vidas para contar as histórias que moldam nossa comunidade. E, assim como a evolução da própria sociedade, A Tribuna se alinha às novas tecnologias.”


Autor da proposta

A sessão solene em homenagem ao jornal foi proposta pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), um santista, que cresceu se informando por A Tribuna, até ver própria carreira política ser destaque nas páginas do mais tradicional veículo de comunicação da Cidade.


“É uma alegria e uma satisfação realizar essa homenagem hoje, estando como deputado federal e sendo portador das palavras em nome de todos os moradores da Baixada Santista. Eu aprendi a ler pelo Jornal A Tribuna. Quando acordava, logo cedo, meu pai (o ex-prefeito de Santos Paulo Gomes Barbosa, já falecido) já estava lendo A Tribuna”, destacou Barbosa. “A Tribuna é nossa bíblia, leitura obrigatória, dizia meu pai.”


Reverência

O deputado entregou uma placa aos diretores em homenagem aos 130 anos e recebeu das diretoras vice-presidentes do Grupo Tribuna, Renata Santini Cypriano e Flavia Clemente Santini, uma pequena escultura de O Tribuneiro, símbolo do jornal e que está presente na entrada da sede do Grupo Tribuna, em Santos.


“É uma importância única essa homenagem, fruto do trabalho dos meus familiares, do meu avô, dos meus pais e de todos os colaboradores e leitores, porque sem eles não faríamos essa história. E sempre nos atualizamos, nossas notícias hoje estão em todas as plataformas”, afirmou Renata.


Para Flávia, é emocionante comemorar 130 anos na Capital Federal. “Para um órgão de imprensa chegar até aqui, precisa ter credibilidade. Trabalhamos muito para isso, fazendo diariamente a história deste País.”


O diretor-executivo do Grupo Tribuna, Airton Vasconcelos, considerou feliz a propositura do deputado Paulo Alexandre Barbosa, aprovada por todos os parlamentares. “É uma grande honra estar em Brasília, bem representado pela família Santini, além da presença de colaboradores e várias autoridades e empresários de Santos.”


O diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes, ressaltou que a homenagem é para todos os colaboradores que, nos últimos 130 anos, ajudaram a escrever a história de A Tribuna. “Para mim, é uma honra representá-los. Continuaremos por muitos e muitos anos com o nosso compromisso com a imparcialidade, credibilidade e com o bom jornalismo.”


Para o diretor Comercial do Grupo Tribuna, Demetrio Amono, é um momento importante de celebração. “Foram várias homenagens, passando pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), um encontro da ANJ (Associação Nacional de Jornais) na nossa sede e, hoje, aqui em Brasília, na Câmara dos Deputados. É o reconhecimento de uma história, de tudo que foi construído nestas 13 décadas de compromisso com o desenvolvimento da região.”


Evolução

O Jornal A Tribuna foi fundado em 26 de março de 1894, inicialmente chamado Tribuna do Povo. A partir dele, outros veículos surgiram e deram origem ao Grupo Tribuna, com a TV Tribuna, a Tri FM e os sites ATribuna.com.br, g1 Santos e ge.globo.


Profissionalismo, um elogio coletivo

A história de A Tribuna nestes 130 anos foi muito elogiada por autoridades de Santos que foram à solenidade em Brasília. Nos discursos, um ponto comum: o quanto o jornalismo profissional do tradicional veículo da Baixada Santista ajudou o Poder Público, denunciando, cobrando, fiscalizando e publicando realizações positivas dos governos.


“A Tribuna tem relevância nacional, é um dos jornais mais longevos do Brasil. Esse reconhecimento acontece no momento em que a imprensa cada vez mais ganha espaço, principalmente na preservação da democracia e da verdade. E é um orgulho para Santos, que acorda todos os dias com A Tribuna”, diz o prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos).


Para secretário de Governo de Santos, Fábio Ferraz, o jornal representa a essência do Município. “Ajudou na construção da Cidade. Que tenhamos a manutenção desse bom trabalho realizado por esse que é um dos principais veículos de comunicação do País.”


O vereador santista Adilson Júnior (PP) lembra que sempre estudou em escolas públicas e usava A Tribuna para pesquisas desde a infância. “É uma homenagem mais do que merecida para um jornal que faz parte da nossa vida, da vida de cada santista.”


O vereador Fabrício Cardoso (Podemos) acredita que a homenagem é justa, diante da importância do jornal em níveis regional, estadual e nacional. “A Tribuna tem vínculo com a notícia verdadeira e em tempo real. Faz parte da nossa história, é uma referência.”


Não há como falar de Santos sem citar A Tribuna. Assim entende o também vereador santista Adriano Piemonte (União). “Fico contente em prestigiar A Tribuna pelos 130 anos. Já fui assinante do impresso. Hoje, leio on-line, todos os dias.”


Para o vereador Lincoln Reis (PL), é um momento ímpar estar na homenagem ao jornal. “Sou oriundo dos Morros e posso falar das coberturas do jornal, sejam negativas, como as tragédias nos Morros, sejam positivas. Um jornalismo de qualidade.”


O vereador José Teixeira Filho, o Zequinha Teixeira (PP), diz ser um privilégio acompanhar a história de sucesso de A Tribuna. “Os jornalistas são maravilhosos, e mando as matérias para muitas pessoas, até do exterior.”


Prestígio de A Tribuna nos segmentos político e portuário foi demonstrado com o comparecimento à sessão solene, realizada ontem em Brasília
Prestígio de A Tribuna nos segmentos político e portuário foi demonstrado com o comparecimento à sessão solene, realizada ontem em Brasília   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Setor portuário destaca cobertura

Em toda a sua existência, A Tribuna fez relevantes coberturas portuárias, principalmente do Porto de Santos. Criou, há 72 anos, o caderno Porto & Mar, que contribuiu para ampliar a atuação na área. O prestígio no setor foi demonstrado pelos empresários que acompanharam a solenidade na Câmara dos Deputados.


“Uma honra estar nesse evento de 130 anos, porque nós, da Eldorado, fazemos parte dessa história, participando das notícias de A Tribuna”, diz Flavio da Rocha Costa, diretor de Logística da Eldorado Brasil Celulose.


Para o CEO da BTP, Ricardo Arten, foi um dia especial de celebrar o compromisso com a verdade. “Quando olhamos o que está em A Tribuna ficamos muito mais tranquilos. Confiamos nesse meio de comunicação tão importante.”


O presidente da MSC no Brasil, Elber Justo, ressalta que a homenagem em Brasília é louvável. “É o reconhecimento de uma história bastante importante, de um jornal que vem cobrindo a evolução econômica de Santos.”


Diretor da Van Oord no Brasil, Erick Aeck pontua o papel de A Tribuna como veículo de comunicação. “Sempre traz informações da atuação portuária de uma forma séria, correta.”


O diretor da Transtec World, Rogério Oliveira, enfatiza que o jornal representa Santos e o Porto. “Sou assinante porque A Tribuna sempre prestigiou as informações portuárias.”


Presidente do Grupo ABA, Luis Antonio Floriano frisa que uma região como a Baixada Santista não pode viver sem uma mídia tão importante como A Tribuna. “Necessitamos dessas informações corretas e verdadeiras, que alimentam a gestão e condução dos empresários do Porto.”


A advogada Daniela Castro Revoredo, especialista em Direito Marítimo, afirmou que o aniversário de A Tribuna deve ser muito celebrado. “Foi a plataforma onde eu comecei a ler a aprendi a entender a região”.


Para o consultor de Assuntos Portuários do Grupo Tribuna, Maxwell Rodrigues, mais do que participar da homenagem, é uma satisfação fazer parte da empresa. “É orgulho para mim estar em uma empresa que é referência no setor.”


Logo A Tribuna
Newsletter