A greve dos funcionários da limpeza urbana na Baixada Santista, que havia se iniciado no último dia 29, foi encerrada nesta terça-feira (5), após a categoria chegar a um acordo com as empresas. A partir desta quarta (6), as empresas do setor voltam a operar com 100% do efetivo nas ruas de seis cidades da região que haviam sido afetadas: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente. O fim da paralisação ocorreu após uma audiência de conciliação realizada às 11h desta terça-feira (5), no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), em São Paulo. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana da Baixada Santista (Siemaco), André Domingues de Lima, a categoria — que hoje conta com 2.996 funcionários, entre coletores, margaridas (varredoras), pessoal da raspação, oficina e mecânica — reivindicava um reajuste de 7% nos salários e benefícios. Além disso, o sindicalista destacou que o valor do ticket havia sido mantido congelado por um ano e que o dissídio estava pendente desde maio. No período de greve, A Tribuna recebeu vários relatos e imagens de lixo acumulado nas ruas dos seis municípios. Fim da greve Por meio de nota, o Siemaco Baixada Santista anunciou que o acordo, que garante reajuste de 7% nos salários e 7% nos benefícios, representa uma grande conquista para os trabalhadores do Grupo Terracom, Terra Santos, Consórcio PGA e Grupo Terrestre Ambiental: foi garantido um reajuste de 7% nos salários e 7% nos benefícios. “Essa vitória é resultado de muita negociação, mobilização e união. Agradecemos imensamente o apoio da nossa federação Femaco, da Conascon e de todos os sindicatos parceiros que estiveram conosco nesta luta em defesa dos direitos da categoria. Nosso reconhecimento também vai para a população da Baixada Santista, que compreendeu a importância desse movimento e demonstrou solidariedade com os trabalhadores”, finalizou a nota. Empresas As empresas Terracom, Terra Santos Ambiental e PG Eco Ambiental informaram que a audiência contou com a mediação do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur) e do Siemaco. Segundo as companhias, sensíveis aos transtornos enfrentados pela população da Baixada Santista na última semana, foi decidido aceitar a proposta sindical, que prevê reajuste de 7% nos salários e benefícios, reforçando o compromisso com a responsabilidade social e o bem-estar coletivo. Durante todo o período de greve, as empresas também afirmaram — em conformidade com as determinações da Justiça do Trabalho — mantiveram 70% dos efetivos operacionais em atividade, com o empenho incansável dos colaboradores que se dedicaram a garantir a continuidade dos serviços essenciais em respeito à população, mesmo diante das expressivas pendências financeiras por parte de alguns municípios contratantes. Por conta do fim da greve, o retorno integral das equipes às atividades, os serviços de coleta e limpeza urbana serão totalmente restabelecidos de forma imediata, ainda nesta terça-feira (5). As empresas do Grupo Diniz (Terracom, Terra Santos Ambiental e PG Eco Ambiental) também agradeceram a população pela compreensão e reforçaram seu reconhecimento e apoio a todos os colaboradores. Prefeituras A Prefeitura de Bertioga informou que acompanhou de perto as negociações entre a empresa responsável pela limpeza urbana no município e o sindicato da categoria, com o objetivo de garantir o pleno funcionamento desse serviço essencial. Durante o período de greve, a coleta não foi interrompida — a empresa manteve 70% do efetivo em operação, assegurando o atendimento à população. Segundo informações da própria empresa, um acordo foi firmado entre as partes e, com isso, o serviço voltará a operar com 100% do efetivo nesta quarta-feira (6). A Prefeitura de São Vicente celebrou o acordo entre a empresa e os trabalhadores do setor de limpeza urbana, principalmente pelo fim dos prejuízos à população. "É importante ressaltar que durante o período em que houve a paralisação, a Administração Municipal seguiu acompanhando de perto a questão e buscando alternativas para atender a população", finalizou em nota. A Prefeitura de Santos informou que foi comunicada do entendimento entre as partes (sindicato dos trabalhadores e consórcio), na audiência de conciliação realizada nesta terça-feira (5), e do fim da paralisação parcial. A Administração Municipal afirmou que irá fiscalizar o retorno das equipes de coleta e limpeza urbana para 100% de sua capacidade, visando, o quanto antes, a normalização destes serviços essenciais à população. A Tribuna aguarda retorno das demais prefeituras da região.