EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

20 de Novembro de 2019

Enem tem segundo dia de prova neste domingo

Na Baixada Santista, são quase 30 mil estudantes no exame

A última fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 será realizada neste domingo (10). A partir das 13h30, 29.976 inscritos estarão fazendo a prova na região. E, segundo especialistas, hoje é dia de respirar fundo e relaxar.

Serão testados conhecimentos em Matemática, Química, Física e Biologia, com tempo-limite de 5h. Mas, de acordo com a professora de cursinho Patrícia Sampaio, não adianta tentar aprender algo na véspera do exame.

“O momento agora é de cuidar do emocional. Mesmo quem está preparadíssimo pode colocar tudo a perder numa situação de nervosismo. Então, é importante mudar o foco e se ocupar com algo que não cause desgaste físico ou mental”.

Ela diz que a cobrança agora fica ainda maior do que no último domingo, já que é como se o candidato tivesse uma segunda chance. “É como se houvesse a escolha de se sair bem ou se sair bem. Por isso, é preciso estar com o emocional muito bem trabalhado, para resistir e se sair bem”. 

O psicólogo de adolescentes Pedro Mello conta que, na hora do exame, é preciso focar na prova e nada mais. “Esqueça sua família, não pense no futuro nem tente antecipar o seu resultado. Apenas lembre-se de tudo o que estudou e o quanto se dedicou para estar ali”.

Já a nutricionista Jéssica Santos orienta que hoje é bom pegar leve na alimentação para não ter surpresas desagradáveis no dia da prova.

“Dê preferência para comidas leves. Proteína e folhas são a combinação perfeita. Já para antes do exame, invista em um café da manhã reforçado, mas sem tentar inovar”.

E, segundo ela, não esqueça de levar consigo barrinha de cereais, nozes, uva passa e castanhas. “São alimentos que dão energia, mas são leves. Uma garrafa de água também é ótimo”.

Vale lembrar que os candidatos poderão conferir o gabarito oficial que será publicado já na quarta-feira (13), direto pelo site.

Tudo sobre: