EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

22 de Novembro de 2019

EMTU realiza primeiro teste com trem de passageiros entre São Paulo e Santos

Trajeto teve início na Estação da Luz, na Capital, e término no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, no Porto

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU-SP) realizou, nesta terça-feira (18), o primeiro teste do trem metropolitano de passageiros que poderá ligar a Baixada Santista à capital paulista. A informação foi divulgada pelo deputado estadual Kenny Mendes, o Professor Kenny (Progressistas).

De acordo com o parlamentar, a composição saiu da Estação da Luz, em São Paulo, e desceu a serra até chegar ao Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, no Porto de Santos.

"O projeto prevê a ligação férrea entre a Estação da Luz, em São Paulo, e o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, em Santos. O que foi feito entre segunda e terça-feira foi o primeiro teste para verificar sua viabilidade e condições", explicou Mendes.

"É um sonho da região se concretizando. O governador João Doria (PSDB) e o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy (Progressistas), demonstram ter coragem e disposição ao se engajarem na retomada dessa linha, atendendo uma reivindicação antiga da Baixada Santista".

A composição é da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), mas o serviço seria operado pela EMTU. Segundo o deputado, o trem metropolitano poderia contemplar Cubatão, com uma parada antes da serra, e Guarujá, via travessia de balsas. Além de possuir integração com o Metrô, na Capital.

Ainda segundo Kenny, o preço sugerido que está sendo estudado pela EMTU será entre R$ 15 e R$ 20.

Segundo informado ao G1, em nota, a CPTM disse apenas que "foi realizada uma viagem técnica para analisar os trilhos para embasamentos de estudos que estão sendo realizados".

Tudo sobre: