Detran.SP libera aulas físicas para formação e capacitação de profissionais

Entidades credenciadas deverão seguir protocolos sanitários e de segurança; formação e capacitação de profissionais que prestam serviços essenciais é fundamental neste período de pandemia

O Detran.SP autorizou, a partir desta quinta-feira (3), o retorno das aulas presenciais dos cursos de formação e capacitação de profissionais que atuam no trânsito. Cerca de 300 empresas credenciadas já podem ministrar aulas para condutores de veículos como ambulâncias, ônibus, caminhões e motofrete. 

A autorização para a retomada foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado, desta quarta-feira (2). O comunicado do Detran.SP (de número 07/20) inclui ainda as entidades que ministram cursos de capacitação para formação de instrutores e examinadores de trânsito, além de diretores de Centro de Formação de Condutores (CFCs).  

“O trabalho dessas entidades é de fundamental importância na formação dos profissionais que prestam serviços essenciais, como transporte de produtos perigosos e de emergência, tão necessários neste período de pandemia”, destaca o presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto.  

A flexibilização segue as diretrizes do Plano São Paulo, com o retorno das atividades permitidas para cidades que estiverem a partir da fase laranja (segunda entre cinco faixas) e de acordo com o protocolo sanitário elaborado pelo Detran.SP para a prevenção da Covid-19. A Baixada Santista está na etapa amarela (terceira). 

Como será? 

Como medidas de segurança e distanciamento social, será obrigatório o uso de máscaras, disponibilização de álcool gel, distanciamento entre as carteiras e cadeiras escolares, higienização de balcões, computadores, maçanetas, corrimões e rampas de acessibilidade, ente outros equipamentos.  

As empresas também serão orientadas a manter portas e janelas abertas e as salas com higienização reforçada ao final das aulas. Também não poderão ser disponibilizados itens, como canetas de uso comum, bem como revistas e livros.  

A quantidade de alunos por sala e o horário de funcionamento obedecerá ainda ao limite estabelecido por meio de decreto de cada município, além das determinações previstas no Plano São Paulo. Municípios na fase laranja, com atendimento de 20% da capacidade e funcionamento de 4 horas por dia e cidades na fase amarela, com 40% da capacidade e 06 horas de aulas por dia.  

Para garantir o cumprimento das medidas e a segurança dos alunos e colaboradores, funcionários do Detran.SP vão realizar fiscalizações constantes nas empresas credenciadas.  

Cursos   

Especializados: Transporte Escolar; Transporte Coletivo de Passageiros; Transporte de Emergência; Transporte de Produtos perigosos; Transporte de Cargas Indivisíveis; Motofrete; Mototáxi. Carga-horária: de 30h a 50 horas.   

De capacitação: Diretor Geral; Diretor de Ensino; Instrutor de Trânsito; Examinador de Trânsito; Instrutor de Trânsito Especializado. Carga-horária: de 180 a 220 horas.  

Tudo sobre: