EDIÇÃO DIGITAL

Terça-feira

7 de Julho de 2020

Defesa Civil faz alerta de vendaval, chuva e raios na Baixada Santista

Passagem de frente fria pelo litoral paulista derrubará temperaturas entre a noite de terça-feira (30) e madrugada de quarta-feira (1º); modelo meteorológico prevê ventos de até 88 km/h

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e Marinha do Brasil emitiram alerta, na manhã desta terça-feira (30), de uma nova frente fria sobre a Baixada Santista e litoral paulista. O fenômeno  criará condição para a formação de pancadas de chuva, seguidas por raios e vendaval entre a noite desta terça (30) e madrugada de quarta-feira (1). 

O modelo meteorológico prevê ventos de até 88 km/h nas cidades da região. O alerta da Defesa Civil estadual informa que, como o solo já está úmido devido às intensas chuvas dos últimos dias, ´é preciso manter atenção para as áreas mais vulneráveis dos municípios da região, pois o risco para transtornos continuará elevado.  

>> Veja alerta da Defesa Civil do Estado

Além da Baixada Santista, a previsão indica ainda maior intensidade de ventos no litoral Sul e Norte, bem como a região Metropolitana da Capital. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é que esta terça-feira seja de dia mais seco e quente até o final da tarde nas cidades da região. As máximas chegam a 27º em Santos. À noite, contudo, as temperaturas caem. O órgão nacional alerta para condições para rajadas de vento, independentemente da chuva. 

A frente fria avançará pelo oceano durante a quarta-feira (1º), o que vai favorecer a entrada de umidade às cidades da Baixada Santista. Mesmo com a presença do sol à tarde, a sensação térmica não subirá.   

Com isso, as temperaturas vão despencar nos próximos dias. Isso porque, após a passagem deste sistema meteorológico, a atuação de uma massa de ar polar aumenta a sensação de frio no litoral do Estado. O frio será mais intenso, ao longo das noites, madrugas e manhãs, quando as temperaturas ficam mais baixas. A semana vai terminar gelada, não só durante as noites e madrugadas, mas também durantes as tardes. 

 

Tudo sobre: