EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

20 de Janeiro de 2020

Defesa Civil alerta para temporal e até chuva de granizo na Baixada Santista

Temporal de até 110mm vem acompanhado de muito vento e raios. Essa pode ser a maior chuva desde o dia 3 de janeiro

A Defesa Civil emitiu um alerta para uma forte chuva, com possibilidade de granizo, que deve atingir a região entre a noite desta quinta-feira (16) e a madrugada de sexta-feira (17), principalmente nos municípios de Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Segundo o Instituto Climatempo, o volume esperado para a região é de 80 a 110 milímetros, com potencial de causar muitos estragos, como riscos de alagamentos e deslizamentos e, exatamente por isso, é preciso ficar atento.

A Defesa Civil reforça os cuidados, principalmente nas áreas de morros e encostas, que estão mais propensas a sofrer os efeitos da chuva. O órgão recomenda observar se há árvores inclinadas, trincas em terrenos, paredes e pisos e também “muros embarrigados”, pois são sinais da possibilidade de deslizamento antes mesmo do início da chuva.

“Mesmo sendo uma chuva para 48 horas, o volume é bem alto, por isso a atenção deve ser redobrada para as pessoas”, explica o tentente Gabriel Uerte, da Defesa Civil do Estado. Caso o temporal se confirme, será a maior quantidade de chuva desde o último dia 3 de janeiro.

A recomendação, principalmente para quem mora nas áreas de morro, é fugir e se abrigar ao menor sinal de abalo. O tenente também explica que as pessoas não devem atravessar as áreas de alagamento. “Muitas vezes as pessoas acham que água está baixa e dá para atravessar. Mas a movimentação de água também é perigosa”, ressalta ele.

Frente fria

O calor chega forte nesta quinta (16). A máxima prevista para Santos é de 35°, temperatura que se repete em algumas cidades da região, como Cubatão e Mongaguá. 
O Instituto Clima Tempo informou que são esperados, além da chuva, rajadas fortes de vento, de até 80km/h. Já na sexta-feira (17), o tempo fica mais instável no litoral, com céu nublado e possibilidade de chuva a qualquer hora do dia.

A partir da tarde de sexta-feira, a chuva começa diminuir e é considerada de moderada para fraca. No sábado (18), o dia começa ainda com céu nublado, umidade, períodos de chuva fraca com garoas, mas a frente fria se afasta para alto mar. No domingo, o dia começa com mais nuvens e alguns períodos de sol.

A Defesa Civil reforça que o telefone é o 199 para toda a região.

Tudo sobre: