De olho em possível retomada econômica, Brisamar e Praiamar convocam lojistas

Estabelecimentos enviaram circulares para que comerciantes possam organizar lojas. Segundo os centros comerciais, não existe uma data para que locais voltem a funcionar

Por: Por ATribuna.com.br  -  23/05/20  -  22:30
Atualizado em 23/05/20 - 22:33
  Foto: Divulgação

Os shoppings Brisamar, em São Vicente, e Praiamar, em Santos, enviaram uma circular para convocar os lojistas dos centros comercais a se prepararem para uma possível retomada econômica a partir de junho e reabertura dos espaços, que estão fechados desde a quarentena decretada em razão da pandemia de coronavírus. 


No caso do Brisamar, o estabelecimento irá reabrir as portas para a entrada dos comerciantes a partir de quarta-feira (27). Até o dia 31, os lojistas poderão ir até o local para organizar os respectivos espaços, desde que respeitando as normas estabelecidas pela direção e as orientações de higiene devido ao coronavírus.


O comunicado do Praiamar pede que os comerciantes "se organizem nos próximos dias para limpeza e ajustes necessários para reabertura". No entanto, o texto também fala sobre a retomada das atividades, com "grande possibilidade de início, ainda que parcial, a partir de 01/06/2020". 


Os documentos começaram a circular nas redes sociais e geraram uma dúvida na população sobre a chance de reabertura dos shoppings em São Vicente e Santos, respectivamente. 


No entanto, segundo a assessoria de comunicação de ambos centros comerciais, não há uma data para o retorno dos atividades. Os locais aguardam por uma definição do Poder Público para saber quando isso irá ocorrer. Nesta terça-feira (26), um plano regional de retomada econômica da Baixada Santista será apresentada ao Governo do Estado de São Paulo


A comunicação dos shoppings explicou que algumas lojas, por exemplo, retiraram equipamento para fazer o serviço de delivery. Se os estabelecimentos reabrirem e as lojas não estiverem preparadas, elas podem ser multadas pelas direções do Brisamar e Praiamar. A circular foi expedida para evitar que casos como esse ocorram. 


Em nota, o Brisamar Shopping reforçou que apenas lojistas terão acesso ao local. "Não atenderemos ao público, tampouco reabriremos sem publicação de decreto municipal. Agradecemos e esperamos a breve retomada com os devidos cuidados. Por enquanto,cuidem-se e permaneçam em seus lares", finaliza o comunicado.


Prefeituras se posicionam


A Prefeitura de Santos informou que, conforme já anunciado e apresentado a representantes de atividades comerciais na Cidade, a reabertura dos diferentes setores do comércio será determinada a partir de critérios técnicos como curva decrescente de casos de Covid-19 e ocupação máxima de 60% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Município. Esta e outas informações de conhecimento dos setor constam no Plano de Retomada Econômica, que está disponível para consulta pública e sugestões da população no portal da Prefeitura.


Já a Prefeitura de São Vicente disse que vem realizando estudos no sentido de conciliar a abertura de parte do segmento comercial com a necessidade devida de evitar a contaminação pelo coronavírus. "Possível flexibilização, quando chegado o momento, será feita de forma gradual e segura, com base em critérios técnicos, voltados à preservação da saúde de todos e em consonância com as determinações vigentes em demais esferas. No momento, não há data definida para a reabertura de estabelecimentos que estão fechados".


Brisamar seguirá uma série de determinações sanitárias para reabrir
Brisamar seguirá uma série de determinações sanitárias para reabrir   Foto: Divulgação

Logo A Tribuna
Newsletter