Temporal deixa Cubatão debaixo d'água e demais cidades em estado de observação

Segundo a Prefeitura de Cubatão, entre 12h e 16h, choveu 137 milímetros nesta quinta-feira

Por: ATribuna.com.br  -  30/12/21  -  18:28
Atualizado em 30/12/21 - 18:59
Ruas do bairro Água Fria ficaram completamente alagadas nesta quinta-feira (30)
Ruas do bairro Água Fria ficaram completamente alagadas nesta quinta-feira (30)   Foto: Reprodução

O forte temporal que atingiu a Baixada Santista na tarde desta quinta-feira (30) deixou ruas e avenidas de Cubatão debaixo d'água. Segundo a Prefeitura, pelo menos sete bairros da cidade estão em áreas de risco mapeadas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A Comdec informou que choveu 137 milímetros em Cubatão no período entre 12h às 16h. De acordo com o Climatempo, a média histórica na cidade em dezembro é de 252 mm. Portanto, em apenas quatro horas, choveu mais da metade do que é esperado para um mês.


Imagens e vídeos compartilhados por moradores nas redes sociais e em grupos de Whatsapp mostram diversos pontos em Cubatão totalmente alagados.


Bairros como Vale Verde, Vila Esperança, Pilões, e Água Fria estão em situação mais crítica. Em uma das imagens, nota-se que a água quase encobriu um carro estacionado.


Técnicos da Defesa Civil do município emitiram avisos sobre a possível ocorrência de temporal nesta quinta e sexta-feira (31).


Os avisos foram direcionados aos líderes das áreas de riscos mapeadas nos bairros : Pilões, Água Fria, Mantiqueira, Cotas, Vila Varandas, Costa Muniz e Vila Noel.


Embora o Vale Verde não tenha sido mencionado pela Prefeitura,A Tribuna questionou sobre as ocorrência relatadas naquela área e sobre possíveis ações de interdições.


Nível da água chegou a quase encobrir um carro em Cubatão
Nível da água chegou a quase encobrir um carro em Cubatão   Foto: Reprodução/Cubatão Notícias

Em nota, a Defesa Civil afirmou que não recebeu chamados para atendimento no bairro, mas segue monitorando os locais e mantém contato com os líderes comunitários nos referidos núcleos habitacionais.


>>Saiba mais
Litoral de SP entra em alerta para temporais, raios e ventania por cinco dias


Santos
Em Santos, imagens de alagamentos no bairro Caruara, na Área Continental, e em alguns trechos de vias do Gonzaga.


Em nota, a CET-Santos informou que há pontos de alagamento na Avenida Nossa Senhora de Fátima (dois sentidos), entre as Ruas Boris kauffmann e Ana Santos. Veículos pequenos conseguem passar apenas pela faixa da esquerda.


O Executivo afirmou que há alagamento, também, no cruzamento da Avenida Conselheiro Nébias com a Rua João Pessoa, no Paquetá.


Ruas do bairro Caruara ficaram debaixo d'água após forte temporal nesta quinta-feira
Ruas do bairro Caruara ficaram debaixo d'água após forte temporal nesta quinta-feira   Foto: Reprodução

De acordo com a Defesa Civil não há registro de ocorrências até o momento. No entanto, os Morros estão em estado de observação.


Segundo o órgão, o índice pluviométrico acumulado das últimas 72 horas é 18 mm. O acumulado do mês de dezembro/2021 até o momento é de 259,8 mm - a média histórica para o mês na cidade é de 196 mm, segundo o Climatempo.


Ruas de Santos ficaram debaixo d'água após forte chuva
Ruas de Santos ficaram debaixo d'água após forte chuva   Foto: Reprodução/Portal Caruara

Guarujá

A Defesa Civil de Guarujá informa, em nota, que o acumulado de chuva até o momento é de 25 milímetros. A Cidade está em estado de observação e, até o momento, sem ocorrências.


Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande, por meio da Defesa Civil, informou que não foram registradas ocorrências em decorrência da chuva desta tarde. "O índice pluviométrico das últimas 72 horas foi de 5 milímetros e a medição ocorre diariamente, pela manhã", disse, em nota.


O órgão ressalta que equipes estão de prontidão 24 horas, em Praia Grande, e pede que a população entre em contato, caso note algum problema relacionado a incidência de chuvas, através dos telefones 199 e 153.


São Vicente

Em São Vicente, a Defesa Civil afirma não ter registrado ocorrências relacionadas à chuva desta quinta-feira (30), mas aponta que "agentes continuam fazendo monitoramento nas áreas de risco". A cidade está em estado de observação.


A Prefeitura informa que entre meio-dia e 15h o índice pluviométrico foi de 13,2 mm. Foram registrados pontos de alagamentos em vias próximo à Linha Azul (corta os bairros Guassu, Catiapoã, Jóquei, Parque São Vicente e Cidade Náutica); algumas ruas da Vila Margarida; e Centro, sem prejuízo ao tráfego de veículos.


Logo A Tribuna
Newsletter