Obra na Vila dos Pescadores não precisará de pesquisa arqueológica

Cerca de 18 mil moradores do núcleo serão beneficiados

Por: ATribuna.com.br  -  18/07/21  -  04:30
 Pesquisa arqueológica chegou a ser exigida antes do início da obra
Pesquisa arqueológica chegou a ser exigida antes do início da obra   Foto: Reprodução

As obras de urbanização da Vila dos Pescadores, em Cubatão, já poderão começar, beneficiando os 18 mil moradores do núcleo. O risco do início do trabalho ser adiado foi descartado por intervenção da deputada federal Rosana Valle (PSB), junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que não exigirá mais uma pesquisa arqueológica para autorizar o começo da obra.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A pesquisa arqueológica chegou a ser exigida antes do início da obra, porque a intervenção na Vila dos Pescadores estava classificada no chamado Nível 1 do Iphan, que previa, primeiro, esta prospecção. O Iphan costuma exigir uma pesquisa arqueológica por conta da existência de sambaquis em Cubatão.


Os sambaquis são acumulações pré-históricas de conchas e artefatos que podem indicar a presença de povos primitivos que ali viviam, antes da chegada dos colonizadores europeus.


A deputada pediu a reclassificação da obra ao Iphan, que a considerou no Nível 2, prevendo o acompanhamento durante os trabalhos, sem prejuízo para o recolhimento de algum artefato histórico, caso seja encontrado. "Aquela comunidade aguarda essas melhorias há muitos anos. Por isso, faço questão de ajudar e vou acompanhar as obras até o final", disse ela.


Esta reclassificação permitirá o início dos investimentos em infraestrutura, como drenagem, pavimentação, além da criação de um parque, rede de energia elétrica e até uma escola. Além disso, serão edificadas 674 novas moradias. A secretária de Habitação de Cubatão, Andrea Castro, estima um investimento de cerca de R$ 40 milhões.


Logo A Tribuna
Newsletter