EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

17 de Julho de 2019

Nei Serra recebe o título de cidadão cubatense

Ex-prefeito governou o município por três mandatos; durante sua gestão, Cubatão recebeu o título de Cidade-Símbolo da Recuperação Ambiental, da ONU

O ex-prefeito de Cubatão Nei Serra recebeu, na última terça-feira (9), o título de Cidadão Cubatense. A honraria foi entregue durante a Sessão Solene Comemorativa ao 70º Aniversário de Emancipação Político-Administrativa do Município. O Legislativo também conferiu o Diploma Amigo de Cubatão a personalidades que prestaram serviços relevantes a cidade.

Os trabalhos da solenidade foram conduzidos pelo presidente da Câmara, Fábio Roxinho (MDB), que contou com a participação na mesa oficial do prefeito municipal Ademário Oliveira (PSDB), Wanderley Mange (delegado titular de Bertioga), o vice-prefeito Pedro de Sá (PTB), o deputado estadual Caio França (PSB) e João Chungath (pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa). 

Serra comandou o município em três oportunidades: 06/02/85 a 31/12/1985; 01/01/89 a 31/12/92; 01/01/97 a 31/12/2000. Ele evidenciou o combate à poluição em Cubatão, com destaque ao título de Cidade-Símbolo da Recuperação Ambiental, conferido pela ONU, em 1992.

“Meus antecessores achavam que o problema (da poluição) era do Estado e das indústrias, mas eu o enfrentei”, disse o ex-chefe do Executivo.

O gestor também destacou os 32 anos de carreira na antiga Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa), hoje Usiminas. Ele contou que sua vocação política foi descoberta nos tempos do ensino médio, quando estudou no Colégio Canadá, em Santos. Durante o curso de direito na Universidade Católica de Santos, o ex-prefeito integrou o movimento acadêmico renovador. Nei Serra afirmou que o bem comum e o interesse público sempre nortearam sua atuação.

Diploma Amigo de Cubatão

 As bancadas com representação na Câmara concederam o Diploma Amigo de Cubatão a pessoas que prestaram relevantes serviços à comunidade cubatense. Foram elas: Andrea Maria de Castro (PT), Abelardo Tertualino Sampaio (PRB), Teófilo Donizeti de Freitas (SD), José Afonso (PPS), Luiz Rodrigues da Silva (PDT), Romeu Magalhães (PSB), José Leite de Macedo Filho (PSDB) e Ivo da Banca (MDB).

A solenidade teve a participação dos vereadores Marcinho (PSB), Ivan Hildebrando (PSB), Wilson Pio (PSDB), Érika Verçosa (PSDB), Rodrigo Alemão (PSDB), Toninho Vieira (PSDB), Aguinaldo Araújo (PDT), Sérgio Calçados (PPS), Cléber do Cavaco (PRB), Dr. Anderson Veterinário (PRB), Lala (SD) e Jair do Bar (PT).

Antes da Sessão Solene ser iniciada, o quadro do vereador Rodrigo Alemão (PSDB) passou a integrar a galeria de ex-presidentes da Câmara. O parlamentar foi chefe do Legislativo Cubatense no biênio 2017-2018.