EDIÇÃO DIGITAL

Domingo

15 de Dezembro de 2019

Moradores bloqueiam entrada do bairro Pilões como forma de protesto em Cubatão

População reclama dos inúmeros buracos na principal via de acesso. Segundo os munícipes, a prefeitura havia prometido melhorias, mas até o momento nada foi feito

A população do bairro Pilões, em Cubatão, cansou de esperar por melhorias. Na manhã desta terça-feira (27), moradores se reuniram e realizaram uma manifestação buscando investimentos para infraestrutura da região, além de uma solução urgente para o problema dos buracos na principal via de acesso ao bairro.   

Uma das entradas do Pilões foi fechada antes das 6h. A população utiliza pedações de madeira, mesas e materiais de construção para realizar o bloqueio da via conhecida como Caminho de Pilões. Segundo os manifestantes, a área é constantemente utilizada para tráfego de motoristas, pessoas de bicicleta e a pé. Devido à quantidade de empresas próximas, também há grande fluxo de caminhões, o que prejudica ainda mais a situação dos buracos. 

Em entrevista à TV Tribuna, Valdemir Moreira da Silva - presidente da Sociedade de Melhoramentos do bairro Pilões - disse que até o momento a população não obteve nenhuma resposta. “A prefeitura fez duas tentativas em convocar as empresas para ter uma posição, mas até agora nada. Ficou determinado uma terceira tentativa para reunir o pessoal e ver se achamos um responsável”. 

Valdemir complementa dizendo que busca a confirmação do secretário de obras ou do prefeito. Tendo a palavra deles, o presidente reúne a população e libera a via. Mas alerta, que se nada for feito até a data combinada, os moradores voltam a protestar.   

Há cerca de um mês, a prefeitura se posicionou sobre a reclamação dos moradores. A administração municipal disse que havia convocado as empresas, cujos caminhões estão causando problemas na pavimentação, para buscar uma solução conjunta e reforçar a via, mantendo-a conservada.  

Equipes da Polícia Militar estão no local. Moradores afirmam que o protesto seguirá até que alguém da Prefeitura de Cubatão entre em contato para conversar e resolver o problema.

Em nota, a Prefeitura de Cubatão informou que o secretário de Manutenção Urbana e Serviços Públicos Gilvan Guimarães e o secretário de Governo César da Silva Nascimento se reuniram na manhã desta terça-feira (27) com uma comissão formada por moradores dos Pilões, para tratar das melhorias do acesso ao bairro e do ponto final. 

Gilvan Guimarães esclareceu que os problemas na via foram causados pelo fluxo constante de caminhões de grande porte que atuam naquela área. Os secretários também afirmaram que na semana passada autuaram as empresas responsáveis pelos danos causados na entrada do bairro. Além disso, Gilvan informou que, em até 45 dias, a Prefeitura apresentará um projeto para recuperar a entrada do bairro e o ponto final do ônibus, que envolve drenagem do solo e asfaltamento.

A ideia é buscar uma solução em conjunto com as empresas para reforçar a via e mantê-la conservada. “A finalidade da apresentação dos projetos e orçamentos é a solução definitiva dos problemas detectados, com o rateio entre as empresas que exploram e utilizam a área”, declarou Guimarães.

Ainda esta semana, serão realizados serviços emergenciais de tapa-buraco para amenizar os problemas nas vias até a execução do serviço definitivo de recuperação da via.

Tudo sobre: