EDIÇÃO DIGITAL

Domingo

20 de Outubro de 2019

Equipe do Samu posta foto com bebê após ajudar pai a fazer parto em casa em Cubatão

Homem conseguiu realizar parto do filho com a ajuda de socorristas por telefone, no bairro Vila Esperança

Uma equipe de socorristas publicou nas redes sociais o resultado de um chamado diferente. O grupo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi responsável por auxiliar um homem a realizar o parto do próprio filho, em Cubatão. Orgulhosos, os profissionais compartilharam o clique ao lado do recém-nascido.

O bebê veio ao mundo na noite do último sábado (16), no bairro Vila Esperança, em Cubatão. O pai fez o chamado ao notar que sua mulher já estava dando à luz. Pelo telefone, recebeu orientações para manter a esposa deitada e preparar os panos limpos, já que a criança estava coroando no momento da ligação.

Segundo o médico Guilherme Santoro Bagnatori, de 28 anos, o parto foi inteiro realizado na casa da família. Uma equipe de ambulância básica iniciou o atendimento, que foi finalizado com a chegada de uma ambulância avançada. No total, mais sete profissionais participaram do momento: Edil, Graça, Higor Oliveira, Luciano, Fernando, Cristian e Beto.

"Casos assim são atípicos, então geram uma certa ansiedade por parte da equipe. Precisamos orientar por telefone o solicitante e tentar manter a situação calma e sob controle. Pacientes que conseguem manter a calma e receber as orientações ajudam muito no sucesso dos casos", conta.

Com peso adequado e respirando bem, o bebê teve o cordão umbilical cortado ainda em casa, e foi encaminhado ao Hospital de Cubatão. Após o nascimento, a equipe compartilhou orgulhosa uma foto ao lado do bebê.

"Para nós, como equipe, é sempre muito gratificante qualquer caso que tenha um final positivo. O serviço de urgência envolve muitas ocorrências trágicas que testam sempre o emocional de todos os envolvidos. Então, receber uma vida é muito melhor do que nos deparamos com perdas", finaliza o médico.

Tudo sobre: