Ecovias deve assumir gestão do Viaduto Rubens Paiva, em Cubatão

Prefeito Ademário Oliveira disse que negociações avançaram, e que concessionária deve realizar as modificações necessárias no equipamento

Por: Bruno Gutierrez & De A Tribuna On-line &  -  08/02/19  -  09:12
Viaduto Rubens Paiva foi inaugurado pelo Departamento de Estradas e Rodagem em 2016
Viaduto Rubens Paiva foi inaugurado pelo Departamento de Estradas e Rodagem em 2016   Foto: Divulgação/Prefeitura de Cubatão

A Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), deve assumir a gestão do Viaduto Rubens Paiva, em Cubatão. Hoje, o equipamento, que atravessa a Via Anchieta na altura do Jardim Casqueiro, está sob controle do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).


A informação foi dada pelo prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira (PSDB). Segundo ele, as tratativas têm avançado. "A Ecovias está fazendo o estudo técnico do custo para assumir. Espero que, nos próximos dias, se tudo correr bem e não tiver nenhum ato do governador suspendendo as tratativas, consigamos fazer com que a concessionária, atendendo aos ritos legais, assuma aquele viaduto", explicou o tucano.


De acordo com o chefe do Executivo cubatense, o DER, além de não ter capacidade para realizar os consertos necessários no viaduto, entregou uma obra inacabada em relação ao projeto original.


"Nós acionamos a Justiça, está sub júdice o projeto não cumprido. É necessário retomar a construção original, que prevê uma alça de escoamento para o bairro Casqueiro, que não foi feita", analisou o prefeito, que destacou, também, o trabalho do deputado estadual Caio França (PSB) como mediador da questão.


"No período em que o Márcio [França] assumiu, ele [Caio] foi o embaixador de Cubatão. Ele foi in loco, viu o problema do viaduto do DER. O Caio nos ajudou nas tratativas com a Ecovias e com a Secretaria de Transporte, justamente, para que a Ecovias colocasse dentro do seu plano de investimento e assumisse o viaduto", disse Ademário.


Na visão de Oliveira, o Viaduto Rubens Paiva se tornou um "elefante branco", que foi construído para melhorar a vida das pessoas, mas, infelizmente, não atendeu a sua finalidade.


O processo de transferência do viaduto para a Ecovias está em análise jurídica na Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). A concessionária encaminhou o projeto funcional das melhorias à Agência Reguladora e aguarda as definições para os próximos passos.


Apesar de desnível em viaduto, técnicos garantiram que estrutura não apresenta riscos
Apesar de desnível em viaduto, técnicos garantiram que estrutura não apresenta riscos   Foto: G1 Santos

Problemas


O Viaduto Rubens Paiva foi inaugurado em 2016. À época, a liberação do equipamento gerou protestos da então prefeita Marcia Rosa (PT), que criticou a abertura sem que o DER tivesse realizado a sinalização necessária e fizesse o monitoramento na região.


Além disso, o viaduto também possui um pequeno deslocamento logo no primeiro nível da subida na pista de acesso do Jardim Caqueiro. Em novembro de 2018, engenheiros da Prefeitura de Cubatão e técnicos do DER fizeram uma vistoria no local. Eles garantiram que não há risco de queda ou desabamento.


Logo A Tribuna