EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

12 de Agosto de 2020

Defesa Civil dá início a plano contra alagamentos e deslizamentos em Cubatão

Ação da Comissão Municipal de Defesa Civil do município (Comdec) começa no domingo (1º), visando possíveis temporais durante o verão

A Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Cubatão dá início neste domingo (1º) ao plano preventivo para evitar problemas ocasionados pelas chuvas de verão. O órgão afirma que a fiscalização será reforçada em áreas sujeitas a alagamentos, com atenção redobrada a comunidades que ocupam encostas com riscos de deslizamentos.

O plano, que terá vigência até 31 de março de 2020, está organizado em quatro níveis: observação, atenção, alerta e alerta máximo. O grau de observação será decretado já neste domingo, e inclui o acompanhamento atento dos índices pluviométricos e a previsão meteorológica.

O nível de atenção é decretado a partir dos índices acumulados de chuva e ocorrência de precipitação crítica. Os integrantes da Defesa Civil, nesse caso, intensificam a vistoria de campo. Já o estado de alerta prevê a remoção preventiva da população das áreas de risco constatadas a partir das vistorias.

“Nosso objetivo é minimizar os impactos causados por eventuais inundações ou escorregamentos que possam atingir instalações do polo petroquímico, o que poderia causar emissões acidentais de substâncias químicas”, informou o coordenador da Defesa Civil do município, Levindo Filho.

Tudo sobre: