Cubatão recebe exposição em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional

Saguão do Paço Municipal da cidade exibirá exposição '150 Anos de Nhô Quim'

Por: De A Tribuna On-line  -  26/01/19  -  10:24
  Foto: Divulgação/Prefeitura de Cubatão

Em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional (30 de janeiro), Cubatão receberá a exposição "150 Anos de Nhô Quim", que estará aberta para visitação no saguão da prefeitura da cidade. A mostra conta com 15 peças em tamanho A3 e foi produzida pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas (AQC), com a curadoria do quadrinista Franco de Rosa e parceria de realização da Secretaria de Cultura de Cubatão.


A homenagem ao Dia do Quadrinho Nacional tem como inspiração o cartunista Angelo Agostini, que há 150 anos publicou a primeira história em quadrinhos verdadeiramente brasileira. "As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte" foi publicada em 30 de janeiro de 1869. Desde 1984, o dia ficou instituído por meio da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP).


'As Aventuras de Nhô-Quim' foi a primeira história em quadrinhos brasileira publicada
'As Aventuras de Nhô-Quim' foi a primeira história em quadrinhos brasileira publicada   Foto: Divulgação/Prefeitura de Cubatão

A primeira história em quadrinhos brasileira é sobre Nhô Quim, um caipira que se muda para o Rio de Janeiro e se espanta com a civilização da cidade. Os costumes da época são satirizados na obra de Agostini.


Confira mais detalhes sobre a exposição:


De 30/01 a 22/02 (de segunda a sexta-feira)


Entrada gratuita


Horário: 9h às 17h


Local: Saguão do Paço Municipal


Endereço: Praça dos Emancipadores, s/n°, Centro


Logo A Tribuna