Cubatão receberá, na quarta-feira (16), o selo internacional Cidade Verde do Mundo, da Organização das Nações Unidas (ONU). A cerimônia será no Parque Caminhos do Mar, na Serra do Mar. A cidade é uma das 34 que se destacam, no mundo, por adotar práticas eficazes de manejo de florestas naturais e urbanas, o que valoriza o papel das árvores na qualidade de vida dos habitantes. O Município é reconhecido após um trabalho de quatro décadas para recuperar a vegetação nativa. A iniciativa é coordenada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). “É um selo que conecta a sustentabilidade da Cidade e o que ela pretende para o futuro. No ano passado, já tivemos a inauguração da Yara, que é uma indústria verde. E isso ajuda a atrair novas políticas voltadas para a questão ambiental. Não é apenas o plantio de árvores em si, mas criar florestas, fragmentos de florestas”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar Animal, Cleiton Jordão. Para Jordão, o selo ganha representatividade à medida que, na década de 1980, o Município foi considerado pela ONU o mais poluído do mundo. “Esse selo chancela, exatamente, esse novo olhar para a Cidade”. De acordo com o secretário, uma semana depois da entrega do selo, no dia 23, às 10 horas, será firmada uma parceria entre o Governo Estadual e a Prefeitura. “Vamos assinar (um termo) com o Instituto de Pesquisas Tecnológi-cas do Estado para participar do programa Carbono Neutro, iniciativa para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Então, não é só receber o selo, mas o que fazer com ele”, comentou.