EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

26 de Junho de 2019

Cubatão aplica mais de cem doses de vacinas na Vila Esperança

Ação ocorreu durante evento que marcou o início das obras de urbanização do bairro

O Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE), da Secretaria de Saúde de Cubatão, aplicou 109 vacinas em crianças e adultos, no último sábado (30), na Vila Esperança. A ação foi realizada durante o evento que marcou o lançamento das obras de urbanização do bairro.

Segundo a Prefeitura, foram aplicadas vacinas contra sarampo/caxumba/rubéola (SCR, 38 doses), tétano e difteria (duplo adulto, 22 doses), hepatite B (20 doses), febre amarela (14 doses), HPV (4 doses), meningite (4 doses), varicela (3 doses), tríplice bacteriana (2 doses), poliomielite (2 doses) e tetraviral (1 dose).

Preocupação

Ainda que Cubatão não apresente casos de sarampo, o SVE garante estar atento à doença devido ao surto no navio MSC Seaview, que ficou atracado no Porto de Santos entre o final de fevereiro e início de março. Mesmo sem recomendação de intensificação de vacinação, o SVE atua atua junto às unidades para que os profissionais orientem os munícipes sobre o calendário vacinal.

Segundo a Prefeitura de Cubatão, todas a população acima de 1 ano de idade deve esta vacinada. Conforme o calendário estadual, a primeira dose, SCR (sarampo, caxumba, rubéola), deve ser tomada aos 12 meses de idade, seguida pela tetraviral (SCR+Varicela) aos 15 meses. As pessoas até 29 anos devem ter duas doses de SCR registradas na carteira de vacinação. Os indivíduos de 30 a 59 anos devem ter uma dose registrada. Profissionais de Saúde (independente da faixa etária) devem ter duas doses registradas.

Ainda segundo a Administração Municipal, as vacinas SCR e tetraviral são oferecidas em 14 unidades de Saúde do município.