EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

8 de Agosto de 2020

Caminhos do Mar reabre nesta segunda-feira; veja regras

Já é possível marcar visitas, via internet. Porém, acesso será apenas para pedestres e do lado de São Bernardo do Campo, com público restrito

A permanência da Baixada Santista na fase amarela de retomada das atividades no Estado colaborou para que, a partir de segunda-feira (27), a Fundação Florestal reabra para visitas, com restrições decorrentes da pandemia de Covid-19, a unidade Caminhos do Mar. Reservas já podem ser feitas pela internet (veja adiante).  

O Caminhos do Mar fica no Parque Estadual Serra do Mar. Porém, o acesso não ocorrerá por Cubatão, e sim, por São Bernardo do Campo. Será a terceira unidade de conservação reaberta no Estado durante a pandemia – os outros dois parques naturais já liberados, também sob regras sanitárias, são os do Jaraguá e da Cantareira (Núcleo Pedra Grande), desde o dia 13.  

“Como a Baixada Santista vem se mantendo na fase amarela, assim como fizemos na Capital, estamos reabrindo o Caminhos do Mar para que a população possa realizar, principalmente, atividades físicas individuais e contemplar a natureza”, disse para ATribuna.com.br o secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.  

O acesso à unidade será autorizado apenas a pedestres para caminhadas pelo planalto, visitas à Calçada do Lorena, descida completa até o Litoral e a subida de Dom Pedro I rumo à Independência do Brasil.  

Regras  

A visitação seguirá as medidas já adotadas nos outros parques naturais reabertos no dia 13: restrição de portões, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas, e necessidade de agendamento com antecedência mínima de 24 horas.  

Para marcar o passeio, deve-se acessar o site da Fundação Florestal. Serão respeitados a ordem de agendamento e o limite de 30% da capacidade do parque.  

“Esta abertura será realizada com todas as medidas de segurança e seguindo protocolos como restrição de capacidade, agendamento, entre outros. Vamos monitorar e retomar gradualmente a visitação nestas unidades”, afirmou Penido, que, por enquanto, descartou a reabertura do Núcleo Itutinga-Pilões, também no Parque Serra do Mar. 

Espaços fechados do Caminhos do Mar, como bibliotecas, salas de atividades, centros de visitantes, museus, hospedarias e orquidários, permanecerão com restrições.   

A limpeza e a desinfecção dos banheiros serão intensificadas. O uso de máscara e o distanciamento social são obrigatórios. Há totens com álcool em gel 70%.  

O Caminhos do Mar é conhecido pelo acervo histórico e cultural. Nele se fez a primeira ligação pavimentada entre a Capital e o Litoral paulistas, em meio a uma área de Mata Atlântica preservada.

 

Tudo sobre: