Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Banco de sangue do Hospital de Cubatão tem estoque em situação crítica

Única unidade na cidade, hemocentro opera com apenas 30% da capacidade; especialista explica que para doar não há contato com a ala de Covid-19

Por: Por ATribuna.com.br  -  10/02/21  -  19:49
Hematologista do HC checa o baixo estoque do Banco de Sangue
Hematologista do HC checa o baixo estoque do Banco de Sangue   Foto: Divulgação/HC

O Hospital de Cubatão, administrado pela Fundação São Francisco Xavier, tem o único banco de sangue da cidade. E ele precisa de doadores, o estoque está em 30%. Desde que a pandemia começou, o movimento na unidade reduziu sensivelmente. “Sempre respondemos dúvidas relacionadas ao novo coronavírus. Acredito que muitas pessoas deixaram de vir por falta de informação”, comenta Gabriela de Luca Oliveira, médica hematologista do HC.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Pacientes que contraíram a Covid-19 realmente precisam esperar 30 dias para doar. No caso dos imunizados, o período muda de acordo com o tipo da vacina. A produzida pelo Butantan/Sinovac funciona com vírus inativado, de modo que se encaixa no período de 48 horas. Já o tempo de inaptidão para as pessoas que receberem o imunizante da AstraZeneca/Oxford é de 7 dias, por se tratar de uma vacina de vetores virais.


Segurança


Segundo a especialista, não há necessidade de receio quanto à contaminação quando a pessoa for fazer a doação: “O doador não tem qualquer contato com os elevadores ou alas de Covid”, ressalta Gabriela. A doação no HC também acontece por agendamento, respeitando o distanciamento social, o uso de máscaras e higienização das mãos e equipamentos.


Para doar, é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 60 anos; pesar mais que 50 quilos; ter comportamento sexual seguro e se alimentar bem. Não é necessário jejum. Os candidatos com idade entre 16 e 17 anos estão autorizados, desde que seus pais estejam presentes. A doação sem a presença deles só poderá acontecer com a assinatura do consentimento formal registrado em cartório.


Informações e agendamentos podem ser feitos pelo (13) 3388-4887. O Banco de Sangue do HC funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h. O endereço é Avenida Henry Borden, s/nº, Cubatão.


Logo A Tribuna