EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

10 de Julho de 2020

Avenida Beira-Mar no Casqueiro, em Cubatão, terá píer turístico até o próximo verão

Expectativa da Prefeitura de Cubatão é que equipamento seja finalizado até o fim deste ano

A Prefeitura de Cubatão revelou que pretende finalizar o Píer do Novo Casqueiro para próxima temporada de verão. O espaço é apontado pelo Poder Público como essencial para alavancar a visitação no principal cartão-postal cubatense. A expectativa é que as obras sejam concluídas até o fim deste ano, na margem do Rio Casqueiro, 

Conforme a administração municipal, os trabalhos no local seguem garantindo geração e manutenção de postos de trabalho. No formato de uma onda gigante paralela à Avenida Beira-Mar, o píer avançará 70 metros sobre o leito do Rio Casqueiro, na altura do Cantinho dos Aposentados, e ‘flutuará’ sobre as águas por cerca de 240 metros, até se conectar novamente ao novo calçadão da orla, próximo do 2º Distrito Policial (DP).  

Para isso estão sendo instaladas 160 estacas, sendo 32 metálicas e as demais em concreto protegido contra a ação do tempo. Com largura média de cinco metros, a passarela contará com piso pré- moldado de 25 centímetros de espessura. “Receberá revestimento especial para não absorver o calor e tornar o local mais agradável aos visitantes”, informa o diretor de Obras, Lindomar da Silva Nascimento.   

Com floreiras, pergolados e ‘árvores’ para captação de energia solar, o píer foi projetado para oferecer conforto aos pescadores, mas também poderá ser utilizado por embarcações. O guarda-corpo em vidro temperado de 10 milímetros será montado com estrutura de aço inoxidável reforçada ao longo de todo o perímetro. “Terá a área total de 2.500 metros quadrados”, continua Nascimento.  

Ele afirma que a obra atualmente garante a contratação de cerca de 40 funcionários. “Trata-se de uma mão de obra especializada”. Os trabalhos não pararam mesmo com a pandemia. Dessa forma, a entrega está prevista para dezembro deste ano. 

Tudo sobre: