EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

7 de Agosto de 2020

Atendimento em 'contêiner da Covid-19' é alvo de reclamações em Cubatão

Falta de acomodação durante fila de espera e aglomeração dentro do equipamento são alguns dos problemas enfrentados pela população

Criado para atender pacientes que apresentam sintomas da Covid-19, a carreta de atendimento de Cubatão, localizada próximo ao Pronto Socorro Central, tem sido alvo de constantes reclamações por parte de munícipes a respeito do seu atendimento e acomodação.

O contêiner serve para dar apoio ao atendimento da população que apresenta problemas respiratórios - um dos sintomas principais do coronavírus. Se o caso for tido como urgência, o paciente é encaminhado diretamente ao PS, que fica ao lado da contêiner. Dessa maneira, os casos suspeitos de pacientes com comorbidades, ou outros agravos, são separados para prevenção da propagação do vírus.

No entanto, o atendimento no local tem sido alvo de reclamações de munícipes. Quando inaugurado, ainda no mês de abril, o local não tinha uma estrutura adequada fora do contêiner, onde pacientes formavam fila para entrar na carreta e receber o atendimento. Além disso, munícipes constataram, ainda, que, dentro do equipamento, há muita aglomeração, o que vai na contra-mão das medidas de disseminação da Covid-19.

Nas últimas semanas, devido ao tempo, foram feitas reclamações a respeito do sol forte e, também, em dias de chuva. Como forma de auxiliar na acomodação, a prefeitura instalou tendas e preencheu espaços com cadeiras para que pacientes não esperassem em pé. Mesmo com as tendas, segundo vídeos publicados nas redes sociais, muitas pessoas ainda tomaram chuva mesmo debaixo das tendas.

Além do contêiner próximo ao PS Central, a prefeitura anunciou um novo equipamento que ficará na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Casqueiro e funcionará da mesma forma.

Resposta

Em nota, a Prefeitura de Cubatão afirmou que está ciente das reclamações referentes áo contêiner, seja na parte interna e externa. E revelou que a colocação de tendas para pacientes que estão na fila de espera é uma medida inicial.

Tudo sobre: