EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

24 de Fevereiro de 2020

Alunos de Cubatão criam app de orientação vocacional

Estudantes já pensam em ampliar recursos para criar uma startup

Alunos do quarto semestre do curso de Engenharia da Computação da Univesp – Polo de Cubatão –, Antônio Marcos, Jaedson, Jefferson, João Victor, Luiz Carlos, Maria de Fátima e Ricardo Santos criaram um aplicativo capaz de auxiliar jovens com orientação vocacional.

O app desenvolvido para smartphones com plataforma Android foi batizado com o nome de Com-Vocação, e tem como público-alvo os jovens que pretendem iniciar a vida acadêmica, disponibilizando uma gama de informações de forma rápida e simples.

De acordo com o grupo, a decisão foi por investir no tema vocacional seguindo pesquisas sobre a evasão e desistência dos alunos nos primeiros semestres dos cursos superiores. "Detectamos, ao pesquisar a evasão nos cursos superiores, que um dos motivos da desistência no primeiro semestre é a pouca informação do candidato sobre o curso e a carreira no momento da sua escolha", justificou Ricardo Santos.
 
"O aplicativo é bastante intuitivo e contempla informações fundamentais para a tomada de decisão na hora da escolha de um curso", explica Jefferson Marques acrescentando que o COM¤VOCAÇÃO contém uma página com notícias do mundo acadêmico e informações dos cursos a partir da perspectiva de alunos veteranos e, também, um teste vocacional virtual que indica a inclinação do candidato para as diversas áreas do conhecimento.
 
O entusiasmo do grupo de estudantes com a receptividade do projeto provocou encontros extraclasse com discussões sobre as possibilidades de ampliação dos recursos do PI e a criação de uma startup para aplicação comercial.

Tudo sobre: