EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

5 de Agosto de 2020

Índice de testagem de coronavírus em Cubatão é quatro vezes superior à média do Brasil

Cidade realiza 51,71 testes de PCR por mil habitantes

Com 6.759 testes tipo PCR realizados até 15 de julho (equivalente a 5,2% da população da cidade), Cubatão atinge a marca de 51,71 testes por mil habitantes. A média do Brasil na última semana de junho, a data mais recente disponível, estava em 13,7 testes por mil habitantes.

Vale ressaltar que o Ministério da Saúde reúne em seus levantamentos tanto testes tipo PCR quanto testes rápidos. Adotando o mesmo critério (PCR + testes rápidos), a diferença entre o índice de Cubatão e o do Brasil aumenta ainda mais e passa de 3,7 para 5,6 vezes. Somando os dois tipos, 10.193 testes foram realizados na cidade, o equivalente a 8,2% da população. O alto índice de testagem reduz a subnotificação de casos, bem como de mortes.

Quem apresentar sintomas respiratórios pode realizar os testes tipo PCR 24 horas por dia nas unidades de Urgência e Emergência (Pronto Socorro Central, Pronto Socorro Infantil e Unidade de Pronto Atendimento) ou de segunda a quinta-feira, das 8 às 11 horas, nas Unidades Básicas de Saúde. O ideal é que o teste seja feito entre o 3º e 7º dia do aparecimento dos sintomas.

 

Tudo sobre: