EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

26 de Fevereiro de 2020

Com dois feriados, cidades da Baixada Santista terão seis dias de folga

Em 6 cidades, recesso começa nesta quinta e vai até terça por conta dos feriados da República e Consciência Negra

Moradores da Baixada Santista terão uma espécie de Carnaval fora de época esta semana. Isso porque, com os feriados da Proclamação da República (quinta, 15), Consciência Negra (terça, 20), pontos facultativos (dias 16 e 19)  e o final de semana, serão seis dias de recesso para pelo menos seis municípios.

O megaferiado prolongado começa nesta quinta-feira (15)  e vai até terça-feira (20) em Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Bertioga e Itanhaém. Nestes municípios, será ponto facultativo na sexta-feira (16) e na segunda (19). 

Feriado prolongado em sete cidades da região começa nesta quinta (Foto: Rogério Soares/ AT)

Já em Peruíbe, o descanso será de cinco dias, porque a Administração Municipal não decretou ponto facultativo na segunda-feira (19), quando as atividades serão normais.

Praia Grande é a cidade da Baixada Santista que terá menos dias de recesso. Serão quatro de folga para a população, de quinta a domingo.

Mongaguá é o único município da região que ainda não definiu o expediente para os próximos feriados.

O dia da Consciência Negra é considerado feriado municipal na maioria das cidades da região mas, no município, será comemorado em forma de ponto facultativo na sexta-feira. Na segunda e na terça-feira, as atividades na cidade serão normais. 

Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia a morte de Zumbi dos Palmares, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior do período colonial.

De acordo com documentos históricos, ele morreu apunhalado, no ano de 1695, enquanto defendia o quilombro de uma invasão de bandeirantes paulistas.

No estado de São Paulo, a data não é considerada um feriado estadual, mas ponto facultativo na sexta (16) e na segunda (19). 

Estradas

São esperados de 315 mil a 525 mil veículos para descerem a serra nas estradas que dão acesso à Baixada Santista. Em razão disso, a Ecovias vai implantar a Operação Descida nesta quarta-feira (14).

O pico do tráfego no Sistema Achieta-Imigrantes deve ser entre 6h e 12h de quinta-feira (15), quando mais de seis mil automóveis por hora devem utilizar as vias.

A expectativa é de que até duas milhões de pessoas venham passar o ferião nas praias do litoral paulista. 

Previsão do tempo

Apesar dos longos dias de folga, o tempo não deve colaborar muito para quem deseja ir às praias durante o feriadão.

Na quinta, feriado da Proclamação da República, uma frente fria chega à região com ventos fortes e a possibilidade de chuva. Os termômetros ficam entre os 23ºC e 26ºC. 

Tudo sobre: